Inicio a matéria de hoje convidando você para um exercício de imaginação. Imagine, você cliente em potencial, passando em frente a um empreendimento imobiliário . Em um local estratégico do mesmo, onde há um ícone cheio de quadrinhos pretos que o chama a atenção, semelhante à figura ao lado.
Você pega o celular, posiciona-o em frente a esse ícone e é direcionado para o universo digital, onde encontra uma infinidade de informações sobre o empreendimento em questão, fica encantado com a riqueza de detalhes e resolve procurar a corretora de imóveis para adquirir uma das unidades que estão sendo comercializadas.
Você acredita que essa cena possa acontecer com você? Já presenciou algo parecido com o que acabei de mencionar? Pois, esteja certo de que essa não é uma realidade distante do nosso mercado imobiliário.
O tal ícone com os quadrinhos pretos, que aos olhos humanos parece muito mais um enigma, trata-se de uma ferramenta chamada Quick Response Code, mais conhecido como QR Code. Você já ouviu falar?
O QR Code é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmeras fotográficas e acesso à internet. Para isso, é necessário baixar um aplicativo de decodificação que é gratuito.
Criado em 1994, pela empresa japonesa Denso Wave, o código era utilizado, inicialmente, para identificar peças na indústria automobilística. Hoje, porém, a tecnologia está sendo cada vez mais utilizada em anúncios publicitários.
Graças ao advento dos recursos tecnológicos, o uso do QR Code ganhou novo impulso e se configura como uma ferramenta de grande potencial para o crescimento do mercado de imóveis.
Um dos principais benefícios que fazem do QR Code uma ferramenta relevante e estratégica é o fato de ser um meio de transmitir rapidamente informações. Na realidade, o código é uma espécie de atalho para variados tipos de informações que podem ser desde texto, imagem, vídeo, links para sites ou hotsites e até posições geográficas.
Através desta ferramenta, você, potencial cliente, poderá experimentar um envolvimento diferenciado e único por meio de interação entre o mundo real e o mundo virtual.
De uma forma muito particular, a utilização do código cria uma integração entre o material, que pode ser um folder, um tapume de uma obra entre outras possibilidades e o online, o que instiga o desejo de interagir com o empreendimento.
Faça um teste, experimente e faça a leitura do código acima.
“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades” (Marxwell Maltz)
EXIJAM SEMPRE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E CREDENCIADOS PARA A NEGOCIAÇÃO IMOBILIÁRIA.
Dúvidas , sugestões ou dicas para as próximas matérias, estarei à disposição. Grande abraço a todos e até a próxima oportunidade!
Graziela Menezes
grazielamenezes@marcaoimoveis.com.br
Graziela é Consultora Imobiliária da Marcão Imóveis, CRECI 21.568, Perita Avaliadora Imobiliária, 14 anos de experiência na área comercial em empresas nacionais e multinacionais. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing pela FGV, Graduanda em Administração de Empresas e Graduada em Letras pela Unifemm. Personal & Professional Coaching pela SBC, Certificada pela SUSEP, ANBID e é EMPRETECA pelo Sebrae-MG.