A etimologia, que é o estudo da origem da palavra, diz que a palavra EMERGÊNCIA, do latim quer dizer “trazer à luz”, “subir à superfície”. Essa palavra, EMERGÊNCIA, me veio à mente após ouvir algo similar à frase abaixo:
_Tentei tirar minha vida há uns dias. Fui medicado e me disseram para eu procurar um psicólogo depois de 15 dias.
Logo me veio o quão emergencial pode ser o sofrimento de quem tentou tirar sua vida. Principalmente porque pode estar junto a tantas outras situações, pois, o suicídio é multifatorial (há inúmeros fatores envolvidos).
Por isso, achei EMERGENTE escrever-lhes sobre que uma tentativa de suicídio traz à superfície algo do insuportável da vida de alguém que tentou desistir e que isso é “para ontem”, é URGENTE e não para daqui 15 ou 30 dias.
Falar é EMERGENTE!
É preciso falar dessa dor ou dessa insatisfação que quer morrer, porém, se manifesta como tentativa de morte contra o próprio corpo.
É preciso trazer à luz o que está escondido e que pode ser a “última gota” para encher o copo que pode transbordar de sofrimento a qualquer momento.
Falar de seu sofrimento é EMERGENTE!🚨
Por isso, procure ajuda o quanto antes, ou para você ou para quem você sabe que precisa ser ajudado.
Aproveito para falar de um número emergencial: o CVV (Centro de Valorização da Vida). É só discar 188 de qualquer aparelho telefônico. É gratuito e 24h!
Busque ajuda profissional com um psicólogo que um amigo te indique, em um ESF (posto de saúde), em uma clínica escola (geralmente as faculdades de psicologia têm esse serviço que tem supervisão da instituição). Em caso mais grave da ideação (ideias de suicídio junto de algum transtorno, bem como crise de pânico e emergência, procure o CAPS da sua cidade).
Você pode também se abrir e conversar com um amigo, uma pessoa de sua comunidade religiosa e pedir que ela vá com você em um desses serviços.
Fale de sua dor até ser ouvido(a)!
A emergência do seu sofrimento não deve esperar para falar ou se calar.
Se tem vida, tem jeito! Não desista. Não pare de lutar e se preciso, busque ajuda sim.
Venha conosco!
Juliana A. M do Canto, psicóloga.
CRP 04.49479
Instagram @julianacantopsi
(31) 9 9632 – 0964
E-mail: psicologajulianacanto@gmail.com