Imagine se você ingerir salada, legumes, bebidas naturais, água e praticasse exercício físico somente na primeira segunda-feira de cada mês, isso te sustentaria para o mês inteiro? A resposta é óbvia: não. O janeiro está quase findando, mas, há algo muito importante que não pode chegar ao fim: sua saúde mental.
O primeiro mês do ano é marcado pela Campanha Nacional do Janeiro Branco e por isso, você deve ter visto pessoas falando sobre o tema nas redes sociais e quem sabe, em sua empresa, escola ou trabalho. Contudo, quero reforçar aqui é a importância de pensar sobre um aspecto: o cuidado de janeiro a janeiro de forma integral (mente, corpo e espiritualidade), pois, não é possível sustentar a saúde somente trabalhando-a em um único mês.
Sabendo disso, dede 2020 o Conselho Federal de Psicologia, trabalha o tema “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” como uma forma de incentivar, orientar e promover discursos e ações que fomentem uma campanha que não seja só mais um tema. E é sob essa ótica que quero despertar você a pensar no cuidado com sua saúde mental de maneira diária, bem como a importância de perceber e adquirir pequenos hábitos diários, pois, pequenas mudanças atrairão grandes resultados.
No Janeiro Branco, percebe-se muitas ações nas empresas, escolas e instituições e é importante que haja essa demarcação para incentivo de ações pessoais e empresariais, todavia, ações pessoais devem ser diárias bem como nas empresas que, também devem aderir cuidados aos seus colaboradores durante todo o ano. Nas empresas, esses cuidados vão desde benefícios até às relações junto à liderança, que também tem uma correlação direta com insatisfação no trabalho, adoecimento, absenteísmo (faltas e atrasos) e principalmente aos afastamentos por Síndrome de Burnout (conjunto de sintomas ligados ao sofrimento e exaustão no trabalho).
Muitas pessoas já foram afastadas de seus trabalhos por ansiedade, depressão e agora a Síndrome de Burnout foi considerada uma síndrome incapacitante e ocupacional (ligada à ocupação, trabalho), logo é preciso verificar em quais condições um trabalhador, gestor, líder e até mesmo o dono do negócio anda com sua saúde mental, pois, adoecimento mental às vezes vem como um “conta gota até encher o balde”.
Portanto, mais do que palestras e balões brancos, é preciso ações respeitosas, tratamento digno e descanso, tanto para o operacional, administrativo, quanto para o empreendedor ou empresário, pois, na rede de trabalho, todas as pessoas precisam exercer sua dignidade e pausa para revigorar e começar tudo de novo no próximo mês. Se precisar de orientação profissional sobre como proporcionar saúde mental para sua equipe, fale comigo!
Juliana Aline Miranda do Canto, psicóloga. CRP.:04/49479.
e-mail: saudecorporativajc@gmail.com
@julianacantopsi // contato: (31) 9 9632 0964