A Lagoa do Cercadinho está localizada na região nobre da cidade e divide os bairros Mangabeiras e Panorama com o centro. Seus passeios medem 3m de largura, o que torna um bom espaço para prática de exercícios físicos. Seu entorno conta com uma boa vegetação, com palmeiras, quaresmeiras, algumas plantas ornamentais e um gramado, meio escasso.
É saudável ver todas as manhãs e nos fins de tardes, pessoas fazendo suas caminhadas, praticando o cooper ou simplesmente sentados no espaço de convivência vendo o tempo passar.
Mas, não aconselho permanecer no local após o anoitecer, mesmo que possua residências próximas a lagoa, o local torna-se ermo. Fazendo assim, que alguns visitantes indesejáveis permaneçam por ali com outras intenções.
A Lagoa do Cercadinho, também tem seus dias de tristeza. Suas águas tempos em tempos desaparecem. Fazendo com que muitas vezes, possamos ver o fundo da lagoa. Alguns trabalhos já foram feitos, como revitalização, mas ainda há trabalhos para serem concluídos.
Não somente a escassez da água que nos causa tristeza. O lixo deixado pelos frequentadores também é um dos motivos. Nesta minha última visita, deu para perceber o quanto a beira da lagoa estava suja.
Já presenciei funcionários da limpeza urbana trabalhando na limpeza da mesma. Mas nota-se que no entorno da lagoa, não possui lixeiras para o depósito do lixo. Então muitas vezes o lixo fica espalhado pelas vias urbanas e até na própria lagoa. Há outra prática na lagoa, a qual já foi proibida pela prefeitura, que é a pescaria. Várias vezes, eu presenciei homens, mulheres e crianças, com suas varas de pescar, e como no entorno da lagoa, possui muitas sombras, elas favorecem bem esta prática. A proibição é clara, mas parece não se importarem com a ordem do órgão publico.
Assim é a Lagoa do Cercadinho, que nos encanta com seu espelho d’água e, juntamente com a Serra de Santa Helena aos fundos, é um convite para sentarmos e apreciarmos as belezas naturais que nossa cidade oferece.
Espero que agora, possam conhecer e desfrutar um pouco mais deste nosso atrativo!
Saudações Turísticas!
Karla Costa – Turismóloga