Foi grande a participação do público no 4º Salão Mineiro de Turismo, realizado nos dias 18 e 19 de maio no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento contou com várias participações do trade turístico dentre eles, o Ministério do Turismo, operadoras e agências de viagens, o Instituto da Estrada Real, Conventios & Visitors Bureau, Companhias aéreas e outros.
O evento teve como objetivo divulgar os atrativos das 45 regiões turísticas do estado. Pois, o salão é o principal marco de promoção e divulgação dos roteiros turísticos mineiros.O salão contou com diversos espaços voltados para discussão e palestras para a preparação e qualificação da cadeia produtiva para grandes eventos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas. O mesmo também foi dividido por regiões para facilitar as visitas, como: Região Coração das Gerais; Caminho das Artes, que engloba Congonhas, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana, Ouro Branco e Ouro Preto; Belezas do Cerrado; Estâncias do Sul e região Nossas Riquezas, formada por Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Itabira, Santa Barbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.
E para representar cada região, foram montados stands e em todos, havia degustação de produtos típicos (queijos, doces, licores, biscoitos, cachaças), bem como todas as informações relacionadas a cada região, em rico material distribuído ao público.Como Minas Gerais são montanhas, lagos, rios, grutas e cachoeiras, onde caminhadas e esportes de aventuras são verdadeiros reencontros com a natureza, juntamente com o artesanato, tradições folclóricas e a nossa famosa hospitalidade mineira fica até difícil escolher por qual região começar a viajar.
Já que Minas abriga grande parte do patrimônio tombado deste país, cerca de 60%, com destaque para a singularidade de uma arte regional, que é o Barroco Mineiro. Basta aproveitar este clima gostoso e curtir as nossas cidades históricas e deliciar-se com a nossa gastronomia rica em sabor e cheia de histórias. Mais informações www.turismo.gov.br e boa viagem!
Karla Costa – Turismóloga
Karla Costa é Turismóloga, graduada pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, com experiência na área de Cerimonial e Protocolo Público (Circuito das Grutas, Câmara Municipal de Sete Lagoas e 46ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/MG). Karla é também responsável pelas informações das atrações turísticas locais neste site.