Menu

Coluna / Turismo / Museus, embarque nesta viagem!

Com temas curiosos, os novos museus vão além das gravuras e esculturas e, por meio de atividades interativas, instigam e ensinam os visitantes a colecionar Foto: www.museudosbrinquedos.org.brFoto: www.museudosbrinquedos.org.brcoisas ou colecionismo, que é um hábito tão antigo quanto a própria humanidade: desde os tempos primitivos os homens já reuniam objetos e outros artefatos.

Mas foi só em 1683 que nasceu o primeiro museu moderno, o Ashmolean Museum. Ele foi criado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, para ensinar o público por meio de um acervo eclético proveniente de diversas partes do mundo. Mas nem só de quadros, gravuras e esculturas vivem os museus. Em nosso país, existem várias instituições curiosas com a garantia de só não ensinar, mas também de intrigar seus visitantes, sem impor o tema.

Temos alguns importantes museus, como: o Museu da Língua Portuguesa (www.museudalinguaportuguesa.org.br) , em São Paulo; Museu do Homem Americano, (www.museudofutebol.org.br) Piauí,  o MAST – Museu da Astronomia e Ciências Afins (www.mast.br)  no Rio de Janeiro  e o Museu do Brinquedo, ( www.museudobrinquedo.org.br)  em Belo Horizonte. 

E por estar tão perto de nós, sintam-se convidados para uma breve visita!!!

MUSEU DO BRINQUEDO

A paixão e o sonho de D. Luiza de Azevedo Meyer deram origem ao Museu do Brinquedo, que funciona em uma casa tombada como patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O espaço – semelhante a uma casinha de bonecas - foi fundado em 2006, seis anos depois de sua morte. Antes, Luiza fazia exposições itinerantes com um acervo pessoal que contava com seus brinquedos de infância, dos dez filhos e dos mais de 20 netos.  

Da porta para dentro, exposições permanentes, temporárias e atividades lúdico-pedagógicas resgatam a origem dos brinquedos e brincadeiras, rendendo agradáveis lembranças aos visitantes de qualquer idade. O acervo conta exemplares de todas as épocas, de piões e bambolês a réplicas do Batman e da Barbie, passando por uma sala só de lego. O museu também possui um espaço para contações de histórias e brincadeiras, área externa para danças de roda e para a tradicional amarelinha, além de uma proposta que leva as atividades da instituição para escolas e outros locais. O Museu fica na Av. Afonso Pena, 2.564, BH mais informações no 31 3261-3992, ou pelo endereço www.museudobrinquedo.org.br.



Karla Costa é Turismóloga, graduada pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, com experiência na área de Cerimonial e Protocolo Público (Circuito das Grutas, Câmara Municipal de Sete Lagoas e 46ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/MG). Karla é também responsável pelas informações das atrações turísticas locais neste site. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos