Conhecida como o Dia das Bruxas, a comemoração popularizada pelos filmes norte-americanos tornou-se uma das diversões do mês de outubro. Pois em alguns países, no dia 31 de outubro, crianças fantasiadas de personagens assustadores batem nas portas da vizinhança em busca de guloseimas. Essa celebração comum em países anglo-saxões é conhecida como Halloween e, apesar de bastante difundida nos filmes norte-americanos, tem origem europeia.
O Halloween tem a ver com as antigas tradições dos povos celtas, mais especificamente da Irlanda, para marcar o fim do verão e armazenar alimentos para o inverno. Com fogueiras, fantasias e outros ritos, eles acreditavam acalmar os espíritos que rondavam essa noite.
A festividade ocorre um dia antes da “festa de todos os Santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão, “Allhallow’seve”, que significa a “véspera de todos os santos”. Somente na Idade Média, o costume foi associado às bruxas. Aliás, a data é conhecida no Brasil como o Dia das Bruxas, cuja comemoração mais sistemática começou a partir dos anos 90, incentivada pelas escolas de inglês, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Muito diferente de suas origens, a celebração está presente em vários países como um evento voltado à diversão. As pessoas aproveitam a data para reunir os amigos e organizavam encontros com fantasias criativas, máscaras e outros itens relacionados ao universo fantasmagórico. No ambiente, não faltam elementos supostamente horripilantes, além das brincadeiras e comidinhas cuja aparecia faz alusão aos símbolos mais conhecidos – como docinhos de abobora. Alguns aniversariantes do mês de outubro também vêm adotando o tema para animar as comemorações.
Karla Costa é Turismóloga, graduada pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, com experiência na área de Cerimonial e Protocolo Público (Circuito das Grutas, Câmara Municipal de Sete Lagoas e 46ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/MG). Karla é também responsável pelas informações das atrações turísticas locais neste site.