Menu

Coluna / Turismo / Halloween, uma doce travessura

Conhecida como o Dia das Bruxas, a comemoração popularizada pelos filmes norte-americanos tornou-se uma das diversões do mês de outubro. Pois em alguns Halloween do Clube Náutico / Foto divulgaçãoHalloween do Clube Náutico / Foto divulgaçãopaíses, no dia 31 de outubro, crianças fantasiadas de personagens assustadores batem nas portas da vizinhança em busca de guloseimas. Essa celebração comum em países anglo-saxões é conhecida como Halloween e, apesar de bastante difundida nos filmes norte-americanos, tem origem europeia.

O Halloween tem a ver com as antigas tradições dos povos celtas, mais especificamente da Irlanda, para marcar o fim do verão e armazenar alimentos para o inverno. Com fogueiras, fantasias e outros ritos, eles acreditavam acalmar os espíritos que rondavam essa noite.

A festividade ocorre um dia antes da “festa de todos os Santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão, “Allhallow’seve”, que significa a “véspera de todos os santos”. Somente na Idade Média, o costume foi associado às bruxas. Aliás, a data é conhecida no Brasil como o Dia das Bruxas, cuja comemoração mais sistemática começou a partir dos anos 90, incentivada pelas escolas de inglês, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Muito diferente de suas origens, a celebração está presente em vários países como um evento voltado à diversão. As pessoas aproveitam a data para reunir os amigos e organizavam encontros com fantasias criativas, máscaras e outros itens relacionados ao universo fantasmagórico. No ambiente, não faltam elementos supostamente horripilantes, além das brincadeiras e comidinhas cuja aparecia faz alusão aos símbolos mais conhecidos – como docinhos de abobora. Alguns aniversariantes do mês de outubro também vêm adotando o tema para animar as comemorações.





Karla Costa é Turismóloga, graduada pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, com experiência na área de Cerimonial e Protocolo Público (Circuito das Grutas, Câmara Municipal de Sete Lagoas e 46ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/MG). Karla é também responsável pelas informações das atrações turísticas locais neste site.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos