Nada melhor que aquecer este friozinho junto a uma fogueira, tomando àquele caldo ou uma canjica saborosa ou até mesmo saboreando um delicioso quentão e uma boa prosa mineira.
Pois bem, estamos no mês de junho. Mês das Festas Juninas, de suas barraquinhas decoradas, de suas comidas típicas, como: arroz temperado, pastel frito, churrasquinhos e tantas outras que, por fim, fazem deste mês, o mês de comilanças.
No Brasil, as festividades juninas vieram juntamente com os portugueses e espanhóis católicos e sofreram influências também dos africanos, em especial dos moradores das Ilhas dos Açores, que incluíram muito de folclore nas comemorações religiosas.
Mas, todas essas comemorações, não seriam possíveis, se não fosse pelos três Santos populares: Santo Antonio, São João e São Pedro.
• Santo Antonio: é um dos santos mais honrados nas popularíssimas Festas Juninas e diversos costumes folclóricos estão ligados ao santo. A título de exemplo, no Brasil, moças casadoiras retiram o Menino Jesus das estátuas e só o devolvem quando arrumam casamento, data de comemoração, 13 de junho;
• São João, seu dia é comemorado em 24 de Junho, pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João, nas margens do Jordão, conhecido também como santo festeiro.
• E, no dia 29 de Junho, comemora-se o dia de São Pedro, segundo estudiosos, é o mais sério dos três santos juninos, protetor das viúvas e dos pescadores e dizem os mais experientes, que é a noite de 29 de junho, é a mais fria do ano.
Aqui em Sete Lagoas, para os amantes das festas juninas e das barraquinhas, nós podemos destacar a Barraquinha de Santo Antonio, a qual já iniciou suas atividades e vai até dia 13 de junho, dia do Padroeiro da cidade.
Destacamos também, a barraquinha de São João, que, segundo informações de moradores da região, este ano, não haverá, devido a violência, que assolou edições passadas. Esperamos poder contar com a barraquinha, no próximo ano.
E, por volta do dia 22 de junho, inicia-se a Barraquinha de São Pedro, que irá até dia 29 próximo, com todas aquelas delícias dignas de barraquinhas. Então vamos aproveitar todas as festas juninas da cidade, dançar bastante quadrilha e pular muita fogueira.
Saudações turísticas!!!
Karla Costa é Turismóloga, graduada pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, com experiência na área de Cerimonial e Protocolo Público (Circuito das Grutas, Câmara Municipal de Sete Lagoas e 46ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/MG). Karla é também responsável pelas informações das atrações turísticas locais neste site.