Em um tempo que blogs de moda ditam o look do dia e roupas de marca “ostentam” uma exclusividade de peças meramente fictícia, a customização vem para quebrar o paradigma de que é possível se vestir bem, de forma única, sem ter que pagar caro por isso.
O cotidiano nos impõe uma infinidade de gastos (academia, faculdade, curso de idiomas, lazer, alimentação…) e na hora de se vestir o que não faltam são anúncios, ofertas, promoções, tentações que nos levam muitas vezes a estourar o orçamento. Por isso a customização tem se apresentado como uma ótima alternativa para pessoas que pretendem montar modelos totalmente originais, usando um pouco de criatividade, é claro!
Ao pé da letra, a palavra customizar é uma mera adaptação de um termo inglês, que significa personalizar, elaborar sob medida, e na prática é o mesmo que adaptar ou modificar algo de acordo com seu estilo. Atualmente, tudo pode ser customizado, desde calças jeans que se tornam lindos shorts destroyed; á sapatilhas e bolsas que merecem ganhar uma nova personalidade. As minhas peças preferidas são roupas antigas que já não uso mais.
Quando o assunto é customizar, não faltam ideias (rasgar, cortar, tingir, apertar, desfiar, aplicar pedrarias, bordar, colocar rendas…), o que não é permitido é ter medo de arriscar. Mas todas estas técnicas exigem certos cuidados para que esta tentativa não seja um fracasso e você perca uma roupa ou acessório que tanto gosta. Em alguns casos é necessário recorrer a uma costureira para dar o acabamento de forma profissional.
Não tenho vergonha de dizer que em meu guarda roupa várias peças foram customizadas. Esta prática me diverte e eu acabo reaproveitando itens que seriam inutilizados. Mas atenção, não quer dizer que customizar seja algo barato! Em alguns casos você acaba comprando materiais, como palas ou pedrarias que ficam mais caros do que investir em uma nova peça. Por isso, prefiro sempre recorrer a coisas que tenho em casa, e já não uso. E como um ciclo sem fim, algo antigo se renova de forma simples e econômica.
Das minhas inúmeras tentativas, em algumas falhei, em outras acertei. Customizar tem sido uma “terapia”. E, se você gosta de customizar, no site setelagoas.com você vai poder acompanhar tendências e ter dicas sobre técnicas de customização de forma prática e descontraída, tendo como resultado peças cheias de estilo e personalidade!
Erica Marques é formada em logística e pós-graduada em Gestão de Negócios pela PUC Minas. Gerente comercial, presta consultorias na área administrativa e dedica as horas vagas a customização compartilhando suas experiências no instagram @kicacustomiza.