Com a chegada da primavera, algo totalmente permitido é o uso de cores vibrantes e enérgicas, como o laranja, o azul ciano, o amarelo, as famosas cores quentes. E para entrar de cara nessa nova estação que tal da um up de cor naquelas peças que já estão apagadinhas no seu armário? Ou até mesmo aquelas roupas brancas, que ganharam um tom amarelado em decorrência do tempo?
A técnica que vou ensinar hoje é de tingimento, usando corante para tecido em pó. Uma dica muito importante é que este tipo de corante só tinge o tecido, não tinge a linha da costura nem a estampa.
Se você quer uma cor 100% fidedigna, escolha para tingir, peças de cor clara como o branco, ou no máximo um bege ou offwhite. Isso porque tons escuros raramente tem resultado positivo nessa técnica, a não ser quando totalmente descoloridos, para depois colorir. Se for tingir uma peça colorida, leve em consideração sua cor base, e lembre-se que ela vai se misturar a cor do corante para chegar ao tom final.
Eu escolhi dois shorts, um bege, e um branco, e uma blusa que era branca, mas já estava super encardida.
Nos rótulos dos corantes vem explicando o passo a passo, e é bom segui-lo corretamente. Então, vamos lá?
O material necessário:
– Bastão ou colher comprida para mexer.
– Panela ou caldeirão com capacidade para 1 litro de água.
– Panela ou caldeirão com capacidade suficiente para cobrir a peça totalmente com o líquido para tingimento.
– Corante em pó (a cor de sua preferencia).
– Luvas (se achar necessário, pois o corante pode tingir a mão e as unhas)
Observação: o corante costuma deixar resíduos de tinta na panela, pois isso, o ideal é deixar uma delas exclusivamente para isso, ou depois do uso, deixar de molho por um bom período ate o corante soltar da panela.
1º passo: molhe bem a peça que será tingida, depois a coloque ainda molhada em uma panela com água suficiente para cobri – lá, e deixe no fogo baixo.
2º passo: em uma panela, coloque 1 litro de água, e quando começar a ferver, adicione o corante em pó.
3º passo: despeje a água em que o corante está diluído, na panela em que a peça está sendo aquecida.
4º passo: com o auxilio de uma colher vá mexendo a roupa na panela,ainda com o fogo ligado, de modo que você perceba que ela esta sendo totalmente tingida.
5º passo: mantenha a peça sob a mistura até levantar fervura.
No rótulo do corante em pó pede para deixar por 30 minutos no fogo, mas eu já fiz o teste, e depois que a água ferver, desliguei o fogo e deixei a roupa naquela mistura por 30 minutos, com o fogo desligado, e dá certo.
6º passo: retire a peça da panela e enxague bem. Não se assuste com a quantidade de tinta que saí, é apenas o excesso. Coloque para secar á sombra.
Há quem use também o fixador, para a cor se manter por mais tempo. Este eu ainda não experimentei, mas caso experimente, conto pra vocês.
Eu consegui usar uma embalagem para tingir as duas peças de laranja, já o azul, usei uma embalagem apenas para o short, e a cor ficou bem fixa.
O resultado, eu simplesmente amei.
As roupas ganharam uma cara nova, muito mais alegres e com cores vibrantes. Espero que tenham gostado.
Deixe seus comentários abaixo, compartilhando suas experiências ou com sugestões de futuras customizações.
Siga também nas redes sociais Instagram @kicacustomiza e facebookKica Customiza.
Abraços, e até a próxima.
Erica Marques é formada em logística e pós-graduada em Gestão de Negócios pela PUC Minas. Auxiliar administrativo, presta consultorias na área gerencial e dedica as horas vagas a customização compartilhando suas experiências no instagram @kicacustomiza.