A resposta para a pergunta foi respondida por Muricy Ramalho, antes mesmo de se sagrar tricampeão brasileiro dirigindo o São Paulo. Para o treinador, o futebol jogado aqui é tão bom ou até melhor do que os torneios europeus, e bem mais competitivo.
Muricy tem razão. Até a rodada 35, das 38 do nosso campeonato, cinco equipes brigavam pelo título. Fato raro em torneios europeus, que nos últimos anos, tem bipolarizado a disputa. Quanto à qualidade técnica, o Mundial de Clubes mostrou que não existe mais equipes bobas no mundo do futebol. A LDU, do Equador, que já havia calado o Maracanã em julho, quase estremeceu o planeta.
Perdeu por 1 x 0 para o poderoso e já consagrado Manchester United, que teve que se esforçar muito para sair do Japão com o mundo em suas mãos. Os equatorianos lutaram, mas não conseguiram vencer a muralha Van der Sar. Talvez, se fosse um time brasileiro ou argentino, o melhor clube do mundo seria sul-americano. A Copa Libertadores só perde para a Liga dos Campeões nas cifras, mas nada deixa a desejar no futebol e na emoção.
Quanto as seleções, a Espanha é unânime. Talvez seja o melhor time já montado pelo país ibérico e é uma das fortíssimas candidatas para vencer a Copa do Mundo na África do Sul. Teve um ano espetacular, ao vencer a Eurocopa e derrotar adversários tradicionais – não tão fortes assim, é verdade. Aqui na América do Sul, Brasil e Argentina vivem situações semelhantes. Série de fracassos, que culminou no fatídico 0 x 0 no Mineirão. O Paraguai lidera as Eliminatórias, mas longe de ser a melhor do continente ou postulante a qualquer coisa no próximo Mundial. Os espanhóis tiveram a melhor seleção do mundo no ano de 2008, mas será que continuará no mesmo ritmo até a África?
Lista dos melhores de 2008
Clube – Manchester United
Jogador – Cristiano Ronaldo
Seleção – Espanha
Torneio Continental – Copa Libertadores
Liga Nacional – Campeonato Brasileiro
Técnico – Muricy Ramalho
Jogo – Fluminense 3 x 1 São Paulo, quartas-de-final da Libertadores 2008, Maracanã