Muito já se falou sobre a Rainha do Pop, Madonna. Mas se eu tivesse que definir em uma frase esse fenômeno de versatilidade que acompanha a tendência global da música com a eficiência da tecnologia, resumiria em “Madonna: ou você ama ou você odeia”. Claro que sobram aqueles dos quais, música não faz muito a diferença. Acredito que o segredo de alguns artistas, como a própria Madonna, é fruto especialmente da versatilidade.
A música na era da globalização está sempre passando por processos de transformação, tanto no âmbito tecnológico quanto comercial. Muitos são os artistas pelo mundo que conseguem seus 365 dias de fama, mas poucos se mantêm por mais de décadas aliando competência, qualidade e prazer. Podemos citar outros nomes do Rock, como U2 e Bon Jovi, ao Pop com a diva Mariah Carey e o mito Michael Jackson.
Todos esses artistas passaram por crises e a superação só foi possível com a palavra-chave: versatilidade. Em quantas ocasiões o grupo do cantor Bon Jovi já tentou se separar? Ou quantas vezes a mídia caiu em cima do Michael Jackson e Mariah Carey por causa de escândalos variados? Em entrevista à emissora MTV EUA, a banda Bon Jovi disse que eles ainda estão juntos até hoje porque souberam, no tempo certo, lançar trabalhos separados e voltar com um novo disco moldado pelas tendências do momento.
Voltando à Pop Star Madonna, ela está em turnê mundial intitulada por “Sticky & Sweet Tour” do seu último CD “Hard Candy”. A cantora volta ao Brasil depois de 15 anos, com shows marcados no Rio e em Sampa para dezembro. Mesmo mostrando sinais de cansaço em plena forma, aos seus 50 anos, completados no dia 16 de agosto, todos os ingressos pelo mundo se esgotaram em poucas horas e a turnê da Europa bateu todos os recordes. Arrecadou 120 Milhões de dólares, segundo publicação da Billboard.
Falando sobre o último trabalho da cantora, basta escutar a primeira música divulgada pelo mundo – 4 minutes, com parceria de Justin Timberlake, que toda a versatilidade da Rainha do Pop e sua equipe se mostra com muita qualidade e eficiência. Nos últimos anos, o Hip-Hop e R&B se tornaram uma forte tendência musical do século XXI e lançaram vários artistas para o mercado mundial. É aí que entra a flexibilidade do artista. Madonna criou um CD dedicado a este estilo, adaptado ao seu pop e dance dos anos 80. Da mesma flexibilidade, ela usou para lançar o disco anterior “Confessions on a Dance Floor” que foi dedicado a música eletrônica, outra tendência absoluta do século.
Fico me perguntando, se após se tornar cinquentona, Madonna irá lançar um próximo CD e turnê em 2009/2010 e qual será, até lá, a tendência musical. Ou se ela, depois desse grande encerramento repleto de recordes, irá se aposentar. Com pouca declaração da Rainha do Pop na mídia, o melhor a se fazer e correr para os shows no final do ano que acontecem no Brasil. Essa poderá ser a última oportunidade de ver a mulher, cantora, mãe, esposa e cinqüentona que revolucionou o mundo e as outras mulheres.
Para finalizar, seguem alguns dados sobre a Rainha do Pop:
–> Além de cantora, Madonna é também compositora, produtora musical e cinematográfica, dançarina, atriz e escritora.
–> Em 2007, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica – IFPI – publicou uma lista atualizada dos 150 artistas com maior número de vendas de discos. Madonna surge nesta lista na 4ª posição com 275 milhões de cópias vendidas, atrás somente de The Beatles, Elvis Presley e Michael Jackson. ..:: Em 2008 ela sobe de posição!
–> Ela já ganhou nove Grammys, dois Globos de Ouro, dois Oscars, além de ser a maior vencedora do VMA. Entrou também para o Hall da Fama do Rock and Roll, título americano cedido aos artistas que fazem história e têm grande importância e influência no mundo da música, por no mínimo 25 anos. ..:: Se depender dos fãs, ela parte para mais 25!
–> Em 2006, a turnê “Confessions on a Dance Floor” foi a que mais arrecadou na história da música. ..:: $$$$$!
–> De acordo com a Revista Forbes, ela é a cantora mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em mais de US$ 1 Bilhão de dólares. O Guinness Book of Records, listou Madonna como a Artista Feminina mais Bem Sucedida de Todos os Tempos. ..:: Sem comentários!