Há exatos 20 anos, o Brasil ganhava mais um ídolo.
Dessa vez, nada tinha a ver com o futebol. Em 88, o país conhecia o novo piloto brasileiro que conquistou, por meio de uma batalha incrível com o rival Alain Prost, seu primeiro título mundial de Fórmula 1.
Antes já havíamos conhecido outros talentos brasileiros como, Emerson FITTIPALDI e Nelson PIQUET, ambos campeões mundiais.
![]() Fotos: Site Oficial do piloto |
Muitos são os fatores que fazem de Senna um mito do automobilismo. O seu primeiro título em 1988 foi decidido no GP do Japão. O Brasil parou na madrugada do dia 30 de outubro com a chance de Senna se tornar campeão mundial pela primeira vez. Na largada, Ayrton caiu para 15º lugar com pane no motor. Muitos brasileiros devem ter desligado a TV e foram dormir, pois o piloto tinha poucos anos na Formula 1 e nem todos conheciam o destemido, determinado e talentoso Senna.
Quem permaneceu ligado na F1 pode ver a cada ultrapassagem, os momentos mágicos que fizeram de Senna o campeão mundial na 28º volta, na qual cortou exatamente Prost, quem deixou para trás e ganhou a corrida. A partir dali, começava a contagem regressiva para a bandeirada da vitória. Aos 28 anos, Ayrton Senna era campeão da Formula 1 pela primeira vez.
Em 1989, Ayrton venceu o GP do Japão mais uma vez, porém foi desclassificado pelos comissários. Uma sentença que resultou na perda do bicampeonato e na guerra contra os cartolas.
Foram 41 vitórias na F1, 65 poles positions em 161 corridas e 3 campeonatos mundiais. A grande fase de Senna foi pela equipe McLaren. Foi nessa etapa que muitos da minha idade, crianças e adolescentes, também se apaixonaram por F1.
Todo domingo era dia de sentar na frente da TV, ao lado da família, para ver a vitória, ou mesmo, uma corrida espetacular de Senna.
Sempre que vencia uma corrida, Senna buscava uma bandeira do Brasil que ele fazia vibrar durante a volta da vitória. Essa atitude tornou-se uma marca registrada do brasileiro. Assim como a música “Tema da vitória” que era tocada pela TV. A música foi composta em 1984, a pedido da Globo, para ser utilizada ao final do GP do Brasil. No entanto, para muitos a música parece ter sido feito exclusivamente para o Senna.
A corrida de todos os tempos
1991 – GP do Brasil, Interlagos/SP
Senna conseguiu a pole à frente dos velozes Williams-Renault, de Mansell e Patrese, e partiu na frente liderando fácil até 65ª volta. De repente o cambio quebrou. Ele estava à frente de Patrese apenas por 7 segundos e ainda faltavam seis voltas para o final. O brasileiro tentou engatar a sexta marcha e, por pura sorte, ela entrou. Foi aí que Senna percebeu que teria que terminar o GP Brasil com apenas uma marcha. Faltando 2 voltas para o final começou a chover. Na chuva, Senna sempre foi invencível. Isso com certeza deu força ao piloto.
Após a corrida, ele declarou que não foi a maior vitória da vida dele, mas a mais sacrificada. No entanto, os brasileiros discordam. De todas as corridas e vitórias essa será sempre a mais lembrada.
Além de ser a primeira vitória no Brasil, no final da corrida, Senna sequer conseguia sair do carro e mal conseguiu levantar o troféu. Com tudo isso, ele ainda soltou uma frase que simbolizou sua primeira vitória no Brasil. “Se esse era o preço de ganhar no Brasil, foi barato. Valeu”. Ayrton Senna
![]() |