A Ágora, na Grécia Antiga, era a praça principal na constituição da pólis, a cidade-Estado. Lá, no berço da democracia, por volta do século VIII a.C., eram tomadas as principais decisões que afetavam a vida de todos. As ágoras eram, por excelência, espaços de cidadania.
De lá para cá, as democracias se desenvolveram para o sistema representativo, do qual o Brasil é signatário, através dos políticos que colocamos nas instituições públicas das diferentes esferas de poder para nos representar.
O advento das mídias sociais, surgidas no meio da primeira década dos anos 2000 (Orkut, Facebook, Twitter, etc), revigorou o conceito de Ágora e nos faz refletir sobre o nosso atual modelo de democracia representativa, em que poucos se sentem representados.
Tal sentimento culminou, há cerca de dois anos, com as manifestações que varreram o país, articuladas, em sua grande maioria, na “ágora digital” das mídias sociais. O mesmo sentimento – e as mesmas mídias sociais – que protagonizaram manifestações semelhantes em Wall Street e no Egito (2011) e em outros países árabes (muitos deles nada democráticos).
Através das mídias sociais, não somente foi possível articular as manifestações, mas também acompanhá-las em tempo real, registradas pelos próprios manifestantes. Foi a primeira vez em que uma informação se tornou de massa sem a necessidade da mediação (certas vezes tendenciosa) dos veículos de massa.
Não se pode, porém, atribuir apenas às mídias sociais o papel de cúmplices nas manifestações. Um verdadeiro aparato tecnológico composto por celulares modernos, câmeras, filmadoras e aplicativos que transmitem em tempo real pela internet são aliados essenciais desse fenômeno: as chamadas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC). É sobre elas – e os impactos que elas causam nesse admirável mundo novo e em nossas vidas – que falaremos neste espaço a partir de agora. E você, leitor, é meu convidado!
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.