Desde o início do ano tenho cultivado um novo vício: dar prints em todos os Facebook Ads de empresas e instituições de Sete Lagoas que vejo na minha timeline. A não ser que meu perfil de usuário seja muito diferente da maior parte da população da cidade cadastrada na rede social, o que tenho visto é – ao mesmo tempo – desanimador e promissor. Me explico. Aliás, antes de me explicar, vamos nivelar o leitor menos “heavy user”.
Facebook Ads são anúncios que empresas e instituições fazem no Facebook. Pode ser promovendo um post, um evento, um grupo, uma fan page, um site ou um e-commerce. Pode aparecer na timeline ou na lateral direita. Quando aparece na nossa timeline, misturado a postagens orgânicas (aqueles posts normais que fazemos sem pagar nada ao Facebook), logo abaixo de quem postou aparece a palavra “Patrocinado”. Basicamente é isso.
Voltando…
O que me desanima é que, dos poucos que fazem, a maioria tem feito muito esporadicamente, como se a ação não fizesse parte de um planejamento maior, como se fosse ainda um teste para medir a eficácia da ferramenta. Já o que me anima é exatamente a mesma coisa. Que bom que estão testando! Que bom que tem gente em Sete Lagoas pelo menos curiosa para investir grana na plataforma. E vou te dizer uma coisa: o resultado é infinitamente maior do que qualquer outra mídia da cidade.
Sete Lagoas possui, por baixo, nove jornais impressos, seis rádios (excetuando as piratas), três TVs (sendo uma não comercial), sete sites, quatro revistas e pelo menos quatro empresas de mídia out-of-home (outdoor, placas e busdoor) e três ou quatro de carro de som. Agora pense nas respostas para essas perguntas:
• Esses veículos (excetuando os sites), são capazes de apresentar o total de audiência / leitores potenciais?
• Esses veículos (excetuando os sites), são capazes de apresentar o total de audiência / leitores que viram / ouviram seu anúncio?
• Esses veículos (excetuando os sites), são capazes de apresentar o ROI (retorno sobre o investimento)?
• Esses veículos (excetuando os sites), são capazes de permitir segmentar o público apto a ver / ouvir seu anúncio?
• Com R$ 10,00 você conseguiria anunciar nesses veículos? Talvez no “Classificados” de algum jornal ou site.
A resposta é “não” para todas as perguntas, certo? Pois no Facebook, todas as respostas têm um agradável “sim”. Faça um teste com a fan page da sua empresa / instituição. Invista R$ 10,00 que seja, impulsionando um post, e compare com o potencial público alcançado em qualquer outra mídia da cidade com esses mesmos R$ 10,00 (se conseguir). “Ah,” – você vai pensar – “mas meu público não está no Facebook”. Tsc, tsc. Posso te contar um segredo? Mais de 70 mil sete-lagoanos estão lá (segundo dados do próprio Facebook e que você mesmo pode ter acesso quando for filtrar o impulsionamento).
O Facebook leva poucas horas para aprovar o impulsionamento, que pode ser pago via boleto bancário e cartão de crédito. A única observação é que, caso seu post tenha imagem (e é ótimo que tenha), o texto na imagem não deve ultrapassar, em média, 20% do total do espaço (incluindo texto na marca).
Portanto, use uma imagem de impacto com uma frase ou marca bem pequenas e deixe a descrição do anúncio na área de texto. Outra dica é não usar muito texto na descrição para evitar o botão “continuar lendo…”. Com a leitura dinâmica das pessoas, a ordem é concisão! Lembre-se de filtrar o post impulsionado somente para Sete Lagoas (por padrão, vem como Brasil). Faça outros filtros que preferir (idade, gênero, interesses, etc). Escolha seu orçamento (R$ 10,00) e defina sua duração (até acabar ou por dia, por exemplo, R$ 5 em dois dias ou R$ 3,33 em três dias). Assim que acabar a ação, veja os resultados. Gostaria muito de um feedback, aqui nos comentários mesmo, sobre os resultados que você alcançou.
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.