É muito comum ouvir como objeção para não investir em redes sociais, por parte de alguns empresários locais, argumentos como “meu cliente não está lá”, “não tem tanta penetração assim” ou “é um gasto desnecessário”, entre outros.
Este artigo pretende apresentar dados que quebrem – ou pelo menos reduzam – parte dessas objeções. E ninguém melhor do que o próprio Facebook para nos oferecer esses dados, abertos a qualquer empresa que queira criar um anúncio na plataforma.
Antes de começar uma campanha digital, é mister analisar antes como o seu usuário se comporta nas redes sociais, até porque o comportamento no ambiente on-line é bem diferente do off-line, conforme comprovam alguns estudos.
Uma rápida pesquisa na internet nos apresentará a dados mundiais ou, no máximo, nacionais ou divididos por regiões. Só que o Facebook disponibiliza muitos dados locais.
Separei no infográfico abaixo alguns dados que acredito ser importantes para que as empresas de Sete Lagoas possam direcionar melhor seus orçamentos de marketing e comunicação digital. Afinal, é como diz o ditado: “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
E aí? Você imaginava que o Facebook teria tanto alcance assim em Sete Lagoas? Conhece outra mídia na cidade que atinja este mesmo público com um investimento igual ou menor? Ainda vai continuar anunciando, quando muito, só no rádio e no impresso? Que tal começar a dividir um pouco seu share de comunicação no ambiente digital e mensurar os resultados? Rede social é muito mais do que simplesmente publicar aquele folder ou flyer no seu post. Novos caminhos requerem novos mapas!
Se sua empresa precisar de ajuda ou quiser saber mais sobre os dados gerados pelo Facebook ou como segmentar melhor sua campanha, deixe um comentário que estou aqui para responder.
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.