No artigo da semana passada (VEJA AQUI) apresentei um infográfico com alguns dados dos sete-lagoanos no Facebook. O artigo foi bastante comentado, mais pela lista de páginas mais curtidas da cidade do que pelo restante das informações. Até que um post na página “Cavalos de Sete Lagoas” (VEJA AQUI) fez com que várias pessoas indicassem outras páginas com muitas curtidas, fazendo com que eu tivesse que atualizar a lista (VEJA AQUI). E até hoje ainda recebo indicações de outras páginas (nova atualização no fim deste artigo).
Mas o que mais me chamou a atenção nos comentários é que muitos ainda pensam que a quantidade de curtidas é o principal a ser levado em conta quando se tem uma página no Facebook ou perfil em outra rede social qualquer. Ledo engano. Página sem engajamento é morta! Ganhar curtidas é o básico. O gestor da página indica alguns conhecidos, faz uns impulsionamentos, alguns apelam a perfis fakes ou a contratação de empresas que oferecem ‘x’ curtidas por tantos reais (fuja desses) e por aí vai.
Porém, o que importa mesmo nas redes sociais é o engajamento. É a conversa. A participação. Redes sociais foram feitas para pessoas. Empresas são intrusas nesse ambiente (e repare que a lista não é feita só de empresas/instituições, mas de páginas temáticas também). Outras métricas dizem muito mais sobre a qualidade de uma página do que simplesmente a quantidade de curtidas. Por exemplo:
– Total de comentários por total de posts em um determinado período;
– Total de curtidas + comentários + compartilhamentos pelo total de fãs;
– Total de curtidas + comentários + compartilhamentos pelo total de posts no período;
– Comentários positivos x comentários negativos;
– Menções à página (pessoas falando sobre isso);
– Aumento do interesse dos fãs medido no meio off line (visitas à empresa/loja, telefonemas, e-mails, etc);
– Aumento das vendas/cadastros ou outra ação determinada pela página;
– Retorno sobre o Investimento (ROI);
– E outras mensurações possíveis.
É fácil perceber porque os comentários e os compartilhamentos valem muito mais que as curtidas. Os algoritmos do Facebook trabalham para dar ao usuário conteúdo relevante e alguns dos índices para se medir relevância são as curtidas, comentários e compartilhamentos dos posts. Curtir é fácil, leva um clique. Já comentar leva mais tempo do fã. Ele precisa pensar no que vai escrever. Já o compartilhamento é o ápice do engajamento. Significa que, além de gostar do conteúdo, ele referenda a mensagem e quer dividi-la com toda a sua base de amigos.
Aí o algoritmo pensa mais ou menos assim: “Se a pessoa curtiu a página mas nunca interagiu com ela, isso significa que essa página não interessa tanto assim. Vou parar de exibir as atualizações dessa página. Mas se a pessoa curte um ou outro post, isso significa que ela gostou um pouquinho. Vou exibir só alguns posts. Epa, tem alguém aqui que sempre comenta os posts dessa página. Essa pessoa é engajada. Vou mostrar mais dessa página pra ela. Uai, tem outro ali que, além de curtir e comentar, vez ou outra também compartilha. Nossa, ele deve gostar muito dessa página. Quase sempre vou exibir os posts dessa página pra ele”.
Fato é que o alcance orgânico do Facebook é cada vez menor, muitas vezes não chegando a 1% da base de fãs. Isso significa que páginas que não engajam gerarão cada vez menos visualizações de seus posts, mesmo com muitas curtidas. E você, está pensando em como engajar mais e se relacionar melhor com seu público ou ainda acha que só de curtidas vivem as redes sociais?
À tempo (se é que isso ainda é relevante), segue novo TOP páginas mais curtidas de Sete Lagoas (e ainda não é a lista definitiva). Em relação à lista original, apenas acrescentei e atualizei as curtidas. Confira:
1º) 43,8 mil – Site SeteLagoas.com.br
2º) 37,3 mil – Exposete
3º) 34,7 mil – Pollyana Aguiar
4º) 34,5 mil – Banda Absinto Muito
5º) 33,4 mil – Shopping Sete Lagoas
6º) 25 mil – Rebaixei
7º) 16,6 mil – Villa Romana
8º) 16,5 mil – Unifemm
9º) 15,6 mil – Cavalos de Sete Lagoas
10º) 13,8 mil – Opinião Pub
11º) 12 mil – Uai Sete Lagoas
12º) 10,8 mil – Gazeta Setelagoana
13º) 10,5 mil – Embrapa Milho e Sorgo
14º) 10,5 mil – Revista Fanzini
15º) 9,7 mil – Irlandês Shows
16º) 8,2 mil – TPeguei.net
17º) 8,1 mil – Democrata Futebol Clube
18º) 7,9 mil – Prefeitura de Sete Lagoas
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.