Você já teve a curiosidade de buscar seu próprio nome no Google e nas principais mídias sociais? Se o seu nome não for muito comum, provavelmente já deve ter visto os links de seu perfil no Facebook, Twitter ou Linkedin e talvez alguma foto sua nas primeiras posições da busca. E a sua empresa ou a empresa onde trabalha? Em que posição ela se encontra? Da mesma forma que o seu nome, se o nome da empresa não for comum, provavelmente ela também estará nas primeiras posições. Mas isso não é motivo algum para se vangloriar. Aliás, se a empresa não está em primeiro lugar quando procurada pelo próprio nome, é sinal de que ela não tem presença digital alguma.
Agora tente procurar pelo produto ou serviço que a empresa oferece. Lembre-se que na maioria das vezes buscamos por aquilo que queremos, não por quem oferece o que queremos. Ficou mais difícil ser a primeira na busca, certo? Tudo bem, não desanime. Afinal, esse mesmo produto ou serviço é oferecido por outras empresas também. São os seus concorrentes no meio físico disputando espaço nas buscas digitais. E mesmo que a pessoa não tenha feito uma busca regionalizada (digitando o produto ou serviço + “Sete Lagoas”, por exemplo), a possibilidade de serem listadas empresas da região é maior, já que o Google privilegia cada vez mais resultados regionais com base no ip (endereço virtual) de cada busca.
Mas como melhorar seu PageRank (posicionamento nas buscas do Google)? Há centenas – sim, centenas! – de ações a serem desenvolvidas, algumas táticas, outras estratégicas. Algumas envolvendo linguagem de programação e outras, gestão de conteúdo. Porém, duas dicas são fundamentais para melhorar seu posicionamento e, acredite, não é da noite para o dia.
A primeira delas é estar ativo no seu site e nas principais redes sociais, preferencialmente associando sempre os produtos e serviços oferecidos ao nome da empresa. A segunda é a atualização periódica, não necessariamente diária. Mesmo que seja uma vez por semana, que seja algo sagrado, preferencialmente nos mesmos dias e horários. Falar sobre o mesmo assunto durante um certo período de tempo tornará a empresa uma autoridade naquele universo, pelo menos para o Google. Assim, quanto maior seu PageRank, mais pessoas irão te encontrar. Quanto mais acessos e compartilhamentos, mais a empresa subirá nas buscas, gerando um ciclo virtuoso de posicionamento.
Só duvide de agências ou “profissionais” que prometam colocar sua empresa na primeira página do Google. É um trabalho de formiguinha mesmo, a médio prazo, que envolve monitoramento constante da concorrência (afinal, eles também estão lutando – ou deveriam estar – para melhorar suas posições nas buscas) e também da própria empresa, uma vez que o Google está sempre alterando os algoritmos de análise de sites. A mais recente dessas atualizações, por exemplo, passou a dar um peso infinitamente maior para sites responsivos ou “mobile first”, desenvolvidos para serem automaticamente customizados quando acessados de celulares e tablets. Em um próximo artigo falaremos mais sobre como melhorar o posicionamento nas buscas. Até lá!
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.