No artigo da semana passada, demos início à série sobre como melhorar o posicionamento nas buscas (leia AQUI a parte I). Nessa semana falaremos sobre o coração do Marketing de Busca: as palavras-chave. Já buscou algo na internet e não achou? Das duas uma: ou você está procurando errado ou o que você procura não existe. Pelo menos não para o Google (o que, convenhamos, é bem difícil). Se a busca foi pela sua empresa e ela se encontra atrás de alguns concorrentes, saiba que é possível trabalhar melhor o conteúdo do seu site e das suas redes sociais para melhorar sua posição nas buscas fazendo melhor uso das palavras-chave.
Mas o que são palavras-chave? São as palavras (ou um grupo delas) que melhor resumem o conceito de determinado negócio, produto, serviço ou assunto de uma página na internet. Elas são usadas pelos sites de busca para exibir resultados cada vez mais relevantes e precisos. Ou seja: as palavras-chave (Keywords, em Inglês) são tudo aquilo que alguém digita na busca do Google, por exemplo, e que fazem com que algumas páginas apareçam em determinadas posições. E não se engane: você pode achar que está sendo procurado por alguns termos quando, na verdade, seus potenciais clientes podem estar usando outras expressões. Por isso é importante entender como as pessoas buscam. Quer um exemplo? Enquanto os fabricantes usam a palavra “refrigerador” nós buscamos por “geladeira”. Celular ou smartphone? Notebook ou laptop? Camisa, roupa ou blusa?
Mesmo com palavras mais específicas, é preciso estar atento ao que as pessoas estão buscando naquele momento na internet. Para quem trabalha com moda, brinquedos ou tecnologia, isso é fundamental. Os pais ainda procuram por brinquedos de Frozen ou a nova onda são os Minions? Sapatos de mocassim ainda são tendência ou já estão ultrapassados? Qual videogame ou jogo está na crista da onda? Todas essas perguntas podem ser respondidas utilizando ferramentas do próprio Google que nos ajudam a definir as palavras-chave relacionadas ao nosso negócio.
O uso correto dessas palavras-chave é um dos fatores determinantes no sucesso de um site, pois são elas as responsáveis pelo tráfego orgânico (gratuito) do seu site – e sem acessos site algum sobrevive. Vivemos a era da inversão do vetor de Marketing. Estamos saindo de um modelo de mídia de massa para mídia de nicho. Antes vencia a empresa que falava mais alto. Hoje vence a empresa que é encontrada, afinal, o que não é encontrado, não existe!
Seleção das palavras-chave
Toda busca começa com pessoas digitando palavras-chave. Um provérbio chinês diz que “se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”. As palavras-chave são o machado! Ao escolhê-las, se coloque no lugar do cliente e tente ser o mais específico possível para atrair públicos também específicos (e mais interessados no seu negócio evitando, assim, “paraquedistas”). Assim sendo, palavras genéricas atrairão públicos genéricos e não necessariamente mais propensos a fazer negócio com você se comparados aos públicos específicos. É importante lembrar que palavras-chave genéricas terão, também, mais concorrência nos resultados. Se eu procurar por “hamburguer delivery” terei resultados muito mais amplos do que, por exemplo, “hamburguer de soja delivery em Sete Lagoas”. Ao procurar por “ar-condicionado”, muito provavelmente vou demorar mais para encontrar informações sobre o “ar-condicionado split Midea de 12.000 BTUs”.
Mas como saber quais são as melhores palavras-chave para o meu negócio? Devo confiar só nas palavras que eu acho que são? Aí entra o próprio Google pra nos dar uma mãozinha com duas ferramentas gratuitas que fazem boa parte desse trabalho pra gente:
Keyword Planner (Planejador de palavras-chave)
Nessa ferramenta você pesquisa por ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios relacionados ao seu negócio, recebe o histórico de estatísticas, observa o desempenho de uma lista de palavras-chave e até cria uma nova multiplicando várias listas de palavras-chave além de conferir sugestões de lances (falaremos disso no próximo artigo) caso queira comprar anúncios no Google.
Google Trends (tendências de buscas)
Essa ferramenta apresenta os mais populares termos buscados em um período e local que você define. Dá pra saber as buscas mais populares, as que mais cresceram repentinamente, a média de buscas ao longo do tempo, etc. Também é possível comparar o volume de procuras entre duas ou mais expressões. Notícias relacionadas aos termos buscados são exibidas ao lado e relacionadas aos gráficos, mostrando possíveis motivos para um aumento ou diminuição do volume de buscas.
Mais pra frente falaremos de outras ferramentas do Google que podem auxiliá-lo na efetivação de um melhor posicionamento nas buscas, aumentando a relevância do seu conteúdo. Ao pensar no conteúdo para seu site ou redes sociais, lembre-se de entoar sempre esse mantra: Palavras de qualidade atraem tráfego de qualidade! Até o próximo artigo.
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.