Me dirijo neste artigo ao empresário que possui alguma presença em redes sociais em Sete Lagoas, muito provavelmente um perfil (nada recomendável – falarei disso em outro artigo) ou fan page. É muito comum, diante da correria do dia-a-dia, focarmos apenas na divulgação dos nossos produtos e serviços sem, no entanto, pararmos um pouco para analisar o desempenho da concorrência.
As próprias redes sociais dispõem de ferramentas que nos auxiliam nessa análise. No Facebook, por exemplo, é possível acompanhar o desempenho semanal de páginas semelhantes à sua. Na página do meu blog, por exemplo, o Mercado Web Minas, eu sigo o desempenho de outras duas páginas, conforme a imagem abaixo. Por ela é possível identificar o total de postagens, crescimento de seguidores e envolvimento com as publicações.
Aliás, qualquer um tem acesso ao desempenho das páginas, bastando para isso clicar no total de curtidas, na lateral esquerda. No exemplo abaixo vemos que a página em questão teve uma queda no crescimento de curtidas de quase 27% em relação à semana anterior.
Claro, existem inúmeras ferramentas pagas e gratuitas que fazem esse trabalho muito melhor do que qualquer pessoa e vários outros dados podem ser colhidos como, por exemplo, menções positivas, neutras e negativas, tempo de resposta (outra informação fornecida pelo Facebook), entre outras.
Na disciplina de Marketing Digital que ministro para o 7º e 8º períodos de Comunicação Social nas Faculdades Promove de Sete Lagoas, pedi aos alunos que analisassem e comparassem, apontando falhas e melhorias, a presença digital de duas empresas/instituições de um mesmo segmento.
Foram analisados dois restaurantes temáticos, dois pubs, duas instituições públicas municipais, dois sites de notícias da cidade, dois centros de compras, dois bares e duas casas de shows. Durante um mês, foram colhidas informações como o total de postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, além do total de fãs inicial e final. Os alunos também se passaram por “cliente oculto”, fazendo perguntas nas páginas e medindo o tempo de resposta.
Obviamente não irei expor aqui as instituições analisadas, mas posso adiantar que a atenção dada por elas às redes sociais é proporcional ao prestígio que têm junto aos clientes, o que se reveste, obviamente, em maior fluxo de pessoas e lucro (excetuando as instituições públicas).
No caso dos órgãos públicos comparados, é possível notar uma discrepância maior entre os números, tendo em vista que a “instituição B” adota uma linha editorial mais popular, além de ter uma equipe maior e, também em função do tamanho do órgão, ter a capacidade de produzir muito mais conteúdos do que a “instituição A”, como mostram os gráficos abaixo.
Caso sua instituição/empresa esteja entre as analisadas, e, obviamente, com a aprovação dos alunos – posso compartilhar o material colhido. Basta entrar em contato comigo por e-mail.
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.