Nesta série de três artigos pretendo analisar a presença digital dos atuais vereadores da Câmara Municipal de Sete Lagoas. A análise, completamente técnica, sem qualquer intenção política, visa não só apresentar ao público e aos assessores parlamentares uma visão geral das publicações feitas, dos envolvimentos dos eleitores com as publicações, das ferramentas digitais usadas pelos parlamentares e do tipo de discurso usado por cada um deles, mas também servir de estudo de caso para aqueles que pretendem se candidatar a uma cadeira da “Casa do Povo” nas próximas eleições.
Entender o que os assessores – ou algumas vezes os próprios políticos – postam, como os eleitores comentam, curtem e compartilham esses conteúdos, a frequência e o tipo de linguagem utilizadas nesses conteúdos podem servir de inspiração ou mesmo de mudança de posicionamento para uma melhor presença digital.
Para fins de estatística, foram analisadas 100% das postagens e interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) feitas nos perfis pessoais e páginas dos vereadores no Facebook. Como as análises ficaram um pouco grandes, resolvi dividir o artigo em três partes, que serão postadas semanalmente. Na primeira parte, foram analisadas as presenças digitais dos vereadores Alcides de Barros, Cláudio Caramelo, Dalton Andrade, Décio Abreu, Euro Andrade e Fabrício Nascimento. Confira:
Alcides Longo de Barros
Em dezembro o vereador Pastor Alcides publicou 10 posts, sendo um com seus requerimentos na ordem do dia de uma reunião ordinária da Câmara, dois posts com fotos de reuniões, três posts com fotos de homenagens, um vídeo com uma entrevista sua, um post sobre Audiência Pública de sua autoria, um post de uma visita na Asapac e um de natal. Entre curtidas, comentários e compartilhamentos, foram 642 interações. Média de 64,2 por postagem. Enquanto isso, a fan page do edil contou apenas com uma publicação de fotos referente à mesma Audiência Pública.
Cláudio Caramelo
O vereador publicou no período 33 postagens em seu perfil pessoal, mesclando posts de divulgação de atividades do mandato como reuniões ordinárias e visitas e também publicações pessoais, com fotos em família e com amigos. Chama a atenção o compartilhamento constante de oportunidades de emprego em Sete Lagoas divulgadas pelo vereador. Foram 1133 interações no mês, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Média de 34,3 por postagem. Já na fan page, excetuando as postagens com parentes e amigos, seguiram-se os mesmos posts sobre a atividade parlamentar do vereador e também as oportunidades de emprego. Foram 20 posts e 47 interações no período analisado. Média de 2,3 por post.
Dalton Andrade
O perfil pessoal do vereador contou 20 postagens, em sua maioria, da atividade parlamentar “fora-gabinete” com foco em projetos culturais. Dalton Andrade também costuma compartilhar matérias, eventos e outras atividades ligadas à cultura e contra governos considerados de direita. Foram 895 interações entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Média de 44,75 por post. Já na fan page, pouco movimento ainda por ser nova. Foi criada no meio de dezembro. Três posts apenas e uma curtida. Dalton também possui um site com uma certa atualização e uma conta no Twitter, também atualizada com frequência.
Décio Magela Abreu
O vereador gerou 39 postagens em seu perfil com mais amigos, sendo 25 delas de cunho religioso ou de auto ajuda, sete delas com fotos de sua presença em eventos como vereador e duas postagens de fotos em visita a eleitores. Os envolvimentos geraram 3170 curtidas, compartilhamentos e comentários, resultados um pouco inflados em função de o vereador curtir as próprias postagens e responder costumeiramente os comentários, além da quantidade de comentários “amém” nas postagens religiosas. Média de 81,3 por post. Já em seu segundo perfil foram 97 postagens, poucas delas compartilhadas do primeiro perfil. Foram 52 imagens com frases religiosas, 30 imagens com frases de auto ajuda, quatro imagens desejando bom dia, três de humor e demais em defesa das mulheres e professoras. Nenhuma menção à vereança. As postagens geraram 5771 engajamentos. Média de 59,5 por post. Números também inflados pelas auto-curtidas e comentários “amém” nos posts religiosos. Observa-se que todas as imagens postadas possuem o logotipo do vereador. Já a página contabilizou apenas cinco postagens, sendo três religiosas, uma desejando feliz ano novo e uma imagem anunciando o total de proposições apresentadas pelo vereador em 2015, gerando apenas 14 interações, média de 2,8 por post. Apesar de possuir um site, o mesmo não possui atualização. O mesmo pode ser dito da conta que o edil tem no Twitter, desatualizada desde abril de 2014.
Euro Andrade
Apenas duas postagens de fotos, ambas tratando do mesmo assunto: a inauguração de um supermercado no Barreiro. Os dois posts renderam 146 interações, entre curtidas, compartilhamentos e comentários. Média de 73 por post.
Fabrício Nascimento
Em dezembro não houve postagens no perfil pessoal do vereador Fabrício Nascimento no Facebook. Analisando o mês de outubro, último mês de atualizações, foram 31 publicações, mescladas entre a atividade parlamentar, confraternizações pessoais e mensagens religiosas. Foram 2262 interações em outubro, somando curtidas, compartilhamentos e comentários. Média de 72,9 por post. A fan page do vereador teve 12 posts (desconsiderados cinco posts repetidos), sendo cinco de efemérides (datas comemorativas, todas de cunho religioso), seis compartilhamentos com matérias referentes à sua atividade parlamentar e um compartilhamento de vagas de emprego. Foram 310 interações na fan pagen entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Média de 25,8 por post. O atual presidente da Câmara possui ainda um blog, porém, desatualizado desde abril do ano passado. O Twitter também está abandonado desde abril de 2014. Seu Flickr, desatualizado há mais de um ano, possui 273 fotos.
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.