Nesta série de três artigos iniciada na semana passada (confira a parte I aqui) analiso a presença digital dos atuais vereadores da Câmara Municipal de Sete Lagoas. A análise, completamente técnica, sem qualquer intenção política, visa não só apresentar ao público e aos assessores parlamentares uma visão geral das publicações feitas, dos envolvimentos dos eleitores com as publicações, das ferramentas digitais usadas pelos parlamentares e do tipo de discurso usado por cada um deles, mas também servir de estudo de caso para aqueles que pretendem se candidatar a uma cadeira da “Casa do Povo” nas próximas eleições.
Entender o que os assessores – ou algumas vezes os próprios políticos – postam, como os eleitores comentam, curtem e compartilham esses conteúdos, a frequência e o tipo de linguagem utilizadas nesses conteúdos podem servir de inspiração ou mesmo de mudança de posicionamento para uma melhor presença digital.
Para fins de estatística, foram analisadas 100% das postagens e interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) feitas nos perfis pessoais e páginas dos vereadores no Facebook. Como as análises ficaram um pouco grandes, resolvi dividir o artigo em três partes. Nesta segunda parte, foram analisadas as presenças digitais dos vereadores Gilberto Doceiro, Ismael Soares, Carol Canabrava, João Evangelista, Marcelo Cooperseltta e Joaquim Gonzaga. Confira:
Gilberto Doceiro
O vereador possui dois perfis no Facebook. Em dezembro, no primeiro deles, foram 23 postagens, das quais 22 foram fotos. Entre elas estão dez fotos da presença do vereador em reuniões inerentes à atividade parlamentar e quatro relacionadas a presença em eventos religiosos. As demais foram compartilhamento de outras páginas e perfis. Uma delas informava sobre processo seletivo na Prefeitura e quatro desejavam Feliz Natal. Em seu segundo perfil, via de regra, encontram-se praticamente as mesmas publicações. Com base apenas no primeiro perfil, com cinco mil amigos, foram contabilizadas 285 interações entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Média de 12,4 por post. Já a página do parlamentar apresentou apenas 70 curtidas e nenhuma postagem em dezembro. Gilberto Doceiro possui ainda site próprio (pouco atualizado) e perfil no Twitter, sem atualizações desde 2014.
Ismael Soares
Em dezembro foram apenas sete postagens, sendo uma presença em um evento do Executivo, uma visita a obra do Executivo, uma doação de alimentos a uma entidade e outra quatro postagens de fotos em família. Interações: 825 entre curtidas, compartilhamentos e comentários. Média: 117,8, a maior entre os demais vereadores. Na fan page, a última postagem foi em outubro e sua média nos demais meses é de uma postagem a cada 30 dias, sempre com ações de mandato. Postagens com uma a cinco curtidas.
Carol Canabrava
Em sua fan page a vereadora contou com apenas quatro postagens no período, duas delas relacionadas à vereança e duas com mensagens de natal. Total de 142 interações. Média de 35,5 por post. Já o perfil pessoal foi mais movimentado, com 16 postagens, das quais oito foram relacionadas a atividades parlamentares, três a mensagens de natal e três dicas culturais, além de dois posts elogiosos à sua equipe. Engajamento: 2081 curtidas, compartilhamentos e comentários. Média de 130 por post.
João Evangelista
O perfil de João Evangelista contou com 26 postagens dele, e cinco postagens de outras pessoas em sua timeline. Em sua maioria, são mensagens de fotos com textos de auto-ajuda acompanhadas de “bom dia” ou “boa noite”. Levando-se em conta apenas as interações nas postagens do próprio perfil, foram 1197 interações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Média de 46 por post.
Marcelo Cooperseltta
O perfil pessoal do vereador parece estar abandonado. As únicas postagens que aparecem são as de amigos marcando e publicando postagens na timeline do perfil. Já na fan page foram contabilizadas 44 postagens em dezembro, sendo 20 relacionadas ao programa que o edil apresenta em uma TV local, sete de críticas à atual administração, quatro de cunho religioso e demais postagens repercutindo acontecimentos da cidade. Como o vereador responde à maioria dos comentários, foi um pouco mais difícil calcular a interação. Foram 9179 curtidas, comentários e compartilhamentos, incluídos aí os comentários da própria fan page. Média de 208,6 por post. Ajudou a inflar os resultados uma promoção de um salário mínimo cuja participação dependia do compartilhamento do post, o que foi solicitado em pelo menos cinco postagens no período analisado.
Joaquim Gonzaga
Aparentemente o perfil pessoal do vereador está abandonado. A última postagem própria foi de 21 de janeiro de 2015. De resto, vê-se apenas spams e postagens de terceiros na timeline do perfil.
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.