Menu

Coluna / Novas Tecnologias / Presença digital dos vereadores de Sete Lagoas - Parte III

Terminando esta série de três artigos (confira a parte I aqui e a parte II aqui) analiso a presença digital dos atuais vereadores da Câmara Municipal de Sete Lagoas. A análise, completamente técnica, sem qualquer intenção política, visa não só apresentar ao público e aos assessores parlamentares uma visão geral das publicações feitas, dos envolvimentos dos eleitores com as publicações, das ferramentas digitais usadas pelos parlamentares e do tipo de discurso usado por cada um deles, mas também servir de estudo de caso para aqueles que pretendem se candidatar a uma cadeira da "Casa do Povo" nas próximas eleições.

Entender o que os assessores - ou algumas vezes os próprios políticos - postam, como os eleitores comentam, curtem e compartilham esses conteúdos, a frequência e o tipo de linguagem utilizadas nesses conteúdos podem servir de inspiração ou mesmo de mudança de posicionamento para uma melhor presença digital.

Para fins de estatística, foram analisadas 100% das postagens e interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) feitas nos perfis pessoais e páginas dos vereadores no Facebook. Como as análises ficaram um pouco grandes, resolvi dividir o artigo em três partes. Nesta terceira parte, foram analisadas as presenças digitais dos vereadores Marcio Paulino, Marli de Luquinha, Milton Martins, Milton Saraiva e Renato Gomes. Confira:

Infográfico de vereadores / Imagem: ColunistaInfográfico de vereadores / Imagem: Colunista

Márcio Paulino

Aparentemente o perfil pessoal do vereador está abandonado. Não houve postagem própria em 2015. Vê-se apenas spams e postagens de terceiros na timeline do perfil.

Marli de Luquinha

A vereadora não possui perfil, apenas fan page. Em dezembro foram compartilhadas 13 postagens, em sua maioria, fotos com pequenas descrições. Foram oito foto-postagens mostrando sua presença em eventos como reuniões, encontros e audiências públicas, três postagens desejando feliz natal e ano novo, uma repercutindo denúncia de condições precárias no Hospital Municipal e uma postagem sobre concurso público da Prefeitura. Os posts receberam 379 interações entre curtidas, compartilhamentos e comentários. Média de 29,1 por post. A vereadora costuma responder aos comentários.

Milton Martins

Foram 29 postagens em seu perfil pessoal com mais seguidores, das quais 11 delas foram de cunho religioso, nove delas se referiram à sua presença em eventos relacionados à vereança e cinco delas criticavam a atual administração. As demais foram trocas de imagens de perfil e capa. No período foram 2472 interações entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Média de 82,2 por post. O segundo perfil, com menos seguidores, apenas compartilhou 13 posts do primeiro perfil entre os dias 15 e 16 de dezembro, gerando 67 interações. Média de 6,7 por post.

Milton Saraiva

Possui apenas um site, desatualizado.

Renato Gomes

O edil possui dois perfis pessoais e uma fan page. No perfil com mais seguidores foram 23 postagens, sendo as principais: 11 relacionadas a ações, eventos e programas da Prefeitura (o vereador é líder do prefeito na Câmara) e cinco referentes à presença do parlamentar em eventos relacionados à sua vereança. Foram 738 envolvimentos no período, entre curtidas, compartilhamentos e comentários. Média de 32 por post. O segundo perfil, com menos seguidores, parece estar abandonado, havendo apenas marcações e postagens de amigos na timeline do perfil. Já a fan page fez 19 compartilhamentos, todos vindos do perfil e apenas nos dias 11 e 18 de dezembro. Interação: apenas 12 curtidas. Média de 0,6 por post.



Marcelo Sander - @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos