Fim de ano, férias… acabei ficando alguns bons dias sem escrever. Mas agora estou de volta e prometo para vocês e os analistas desse portal (que devem estar querendo me matar) que vou enviar as colunas nas datas corretas. Rs! Bom, durante esse tempo sem escrever, vi tantas coisas, fui em tantos lugares, e sempre pensava “esse assunto é legal para a coluna”, mas ficou difícil de escolher um e alguns eu já até esqueci. Então decidi hoje falar um pouco sobre uma febre da internet atualmente, o Twitter.
O Twitter é um sistema de microblogging que possui a pergunta: “O que você está fazendo” e uma caixa de texto limitada a 140 caracteres. É uma ferramenta extraordinária de monitorização de informação, interação entre diversas pessoas, serviços ou entidades que nos interessam e auto-promoção.
Quando pesquisei mais sobre ele, acabei não me interessando muito. Pensei que seria um site inútil, mas acabei me enganando. Fui lá e me inscrevi para saber realmente do que se tratava. Nos primeiros 10 minutos eu odiei, depois de 30 minutos eu comecei a amar! É uma forma de você ficar por dentro dos assuntos que te interessam, em um mesmo lugar. Você apenas tem que saber escolher as pessoas, blogs, empresas, certas para seguir. Assim, você passa a receber dicas, notícias, tira dúvidas, divulga eventos, tudo em um mesmo lugar. Algumas ferramentas podem facilitar o uso do twitter, como plugins para Firefox, integração com blogs, celulares, Smartphones, google talk, msn, ICQ e outras muitas ferramentas que você consegue achar pesquisando no google. Só falta postar no twitter por telepatia! Do jeito que a internet está caminhando, acho que pode até ser possível algum dia. Rs!
Mas, voltando a questão do ser útil ou não. Claro que o Twitter se torna realmente útil, quando tem informações bacanas e interessantes a serem divulgadas e não quando a pessoa escreve “estou tomando banho” “fui na padaria” “estou de TPM”. Imagina que tédio? Aí realmente não dá. O twitter é uma ótima ferramenta para ser utilizada por empresas para divulgar seus produtos, serviços, além de contar com informações em tempo real.
No orkut, já conhecido por todos, usamos os termos “adicionar”, no twitter é utilizado os termos “follow”(seguir) e “follower” (seguidor).
Aconselho todos a experimentar, mas considero-me uma péssima utilizadora. Sou naturalmente uma follower (seguidora) pois estou muito mais interessado nos recursos que outros partilham do que em partilhar os meus. Não se trata de egoísmo ou de querer guardar as descobertas só para mim, é realmente falta de tempo. Gostaria de escrever mais por lá…
Veja abaixo minha página:
Para quem desejar se inscrever, só clicar aqui www.twitter.com. É todo em inglês, mas é muito fácil e rápido de registrar-se. E para quem quiser me seguir por lá, o meu é www.twitter.com/mchebly.