A inovação é a base do empreendedorismo. Idéias diferentes são o que fazem surgirem os melhores produtos e serviços para os consumidores e levam empreendedores a atingir seus sonhos nos negócios. E com o uso da informática, a publicidade se tornou ainda mais agressiva e eficiente.
Passando pela banca de revistas, uma capa me chamou atenção, primeiramente pela impressão diferenciada e depois pelo conteúdo propriamente dito. O que me fez parar e comprá-la na verdade foi todo o conjunto. Estou falando da Edição Especial da Revista Veja de Setembro.
A revista veiculou uma edição especial comemorativa de seus 40 anos. Além de trazer resumo e retrospectiva com os fatos mais marcantes das quatro décadas, a publicação trouxe uma ação publicitária diferenciada: fez com que cada um dos mais de um milhão de assinantes recebessem a revista com o próprio nome na capa, como um anúncio personalizado.
Muitas foram as marcas que anunciaram na edição especial da revista. Na campanha do Banco Itaú, foi associado o nome do assinante, isso já representa uma das maiores estratégias de segmentação publicitária, com a tecnologia de impressão digital de todo o mercado. Realmente, bela maneira de mostrar a tecnologia e divulgar a imagem institucional do banco.
A agência – AlmapBBDO veiculou para o seu cliente Claro um anúncio atrelando o aniversário da revista ao desenvolvimento do mundo tecnológico com o seguinte título: “40 coisas que mudaram a sua vida nos últimos 40 anos”.E outras empresas também relacionaram a imagem ao fato histórico dos 40 anos de Veja.
Pela primeira vez na história da comunicação gráfica uma operação de produção editorial e publicitária juntou as melhores funcionalidades das tecnologias de impressão OffSet, Rotogravura e Digital para produzir mais de um milhão de exemplares personalizados do maior periódico semanal do país.
A parte personalizada da capa foi desenhada e elaborada com recursos de hot stamping (impressão por termo-transferência) com detalhes dourados, e houve ainda a aplicação verniz UV para o acabamento. Aliado a isso, a inclusão dos dados personalizados na contracapa, no anúncio do Banco Itaú, foram viabilizados com o software XMPie recentemente incorporado ao portfólio da Xerox. Os dados envolvidos – informações da base de assinantes, correntistas e não-correntistas do banco – foram tratadas pela Abril para possibilitar a identificação e impressão de mensagens específicas de acordo com o perfil de cada indivíduo.
A comentada edição especial de 40 anos de Veja não foi enviada apenas para assinantes da Abril, muita gente que não assina a revista recebeu a edição, personalizada da mesma forma.
Tudo isso envolve custos altos…sim, envolve! Mas com a Internet esta personalização acaba se tornando muito próxima de pequenos empresários, que sem custos tão altos podem também personalizar sua propaganda de forma bastante eficiente.
A globalização está atingindo também os indivídos, pelo menos o indivíduo conectado, esse não tem mais segredos para o sistema.
E fica aqui, meus elogios para essa bela ação publicitária diferenciada.