O que fazer para conquistar o respeito dos motoristas e vice versa.
Eu acredito na sensibilização, começando em casa. Toda pessoa, mesmo quando criança, já andou de bicicleta e sabe o quanto é bom, muitos ainda andam por prazer ou necessidade.Vamos conversar com nossos filhos, nossos pais, vamos pedir incentivo e respeito ao ciclista.
Pelo Código Nacional de Trânsito bicicleta é considerado VEÍCULO e deve ser respeitado com tal. O número de bikes circulando é cada vez maior e não tem como reverter isso. Alguns países da Europa incentivam o uso da bicicleta, porem dão condições de trafego aos ciclistas e cumprem a lei quanto aos motoristas infratores, e lá as leis são rígidas.
Os governos municipais precisam pensar no planejamento de construções de vias, lembrando do veículo BICICLETA antes de construir ruas e avenidas.
Hoje as grandes cidades do mundo se “espremem” com os carros e buscam incansavelmente alternativas para melhorar o trânsito e o ambiente.
A China tinha o maior número de pessoas andando de bicicleta do mundo, mas o grande número de carros produzidos e a facilidade de compra fez com que os cidadãos chineses esquecessem a bicicleta. Isso fez com que o governo chinês adotasse uma forte campanha para que seus cidadãos usassem novamente as bikes. Pois o trânsito está cada vez pior e a poluição cada dia aumenta mais.
Em nosso país temos que ter mais sinalização e punições rígidas às infrações de trânsito.
É inadmissível um cidadão beber, não respeitar os limites de velocidade e as leis de transito, matar e poder ficar livre depois de pagar uma fiança de R$ 300,00. Isso deveria ser enquadrado como crime doloso.
Somos um país cheio de controversas. Um exemplo:
Se você põe gás natural no seu carro, deve ir ao Imetro, regulamentar seu veículo, trocar os documentos e todo ano passar por uma inspeção rigorosa, isso sem contar as taxas. E se você é pego em uma blits com a taxa atrasada seu caro é multado e pode ser rebocado. Corretíssimo, é a lei.
Mas se você coloca aqueles sons enormes no carro você não precisa de regulamentação. Pórem os sons causam poluição sonora e impedem que outros motoristas escutem o que acontece a sua volta, podendo, por exemplo, não escutar uma ambulância. Sem contar que o pára-brisa traseiro fica tão cheio de autofalantes que compromete ou bloqueia totalmente a visão do motorista. Esses carros também deveriam ser vistoriados.
E por aí vai…
Eu sempre que posso uso a bike como veículo no dia a dia, indo ao trabalho, para a academia, casa de amigos, etc. E também uso para treinar, andando pelas ruas e estradas de nossa cidade. Vejo que a cidade tem uma infraestrutura natural e urbana fantástica tanto para passeio, quanto para competições e treinamentos. Pórem precisa ser mais sinalizada e as leis de trânsito, aplicadas.
Na Norte-Sul, avenida com um fluxo gigante de bicicletas, a ciclofaixa é pouco sinalizada, dando margem aos motoristas e motociclistas para usá-la. Para piorar, a faixa também é utilizada como estacionamento, principalmente quando tem festas em alguns locais no entorno, forçando o ciclista a ir para o meio da rua.
Se tem a ciclofaixa, ela deve ser respeitada como tal. MULTA AOS INFRATORES!
Para quem não sabe o que é uma ciclofaixa, é uma via exclusiva para bicicletas, marcada na cor vermelha.
Ciclistas e pedestres :
– Olhar sempre no olho do motorista ao atravessar a rua, mesmo na preferência. Isso demonstra atenção e dá pra saber se ele está atento a você
– O mais indicado é não usar o fone de ouvido, se optar por usar é importante que o som não esteja muito alto para não causar distração
– Sinalizar quando vai virar, usando o braço e a mão
– Não andar na contra mão, pois o pedestre que atravessa a rua de mão única quase não olha para os dois lados, da mesma forma que o motorista
– Utilize luzes de alerta na traseira da bicicleta para andar à noite
– Use capacete
Aos motoristas :
– Mais atenção
– Respeite as regras, como não ficar desatento com o celular
– Pense na Bicicleta como veículo
À nossa prefeitura:
Inicialmente, obrigado. Agradeço em nome dos ciclistas pela remarcação da ciclofaixa da norte sul, este já é um grande passo.
– Sinalize a ciclofaixa com imagens de bicicletas, mostrando aos motoristas e principalmente os motociclistas que é uma faixa exclusiva para BIKES
Foto de ciclovia do site http://meutransporte.blogspot.com