Geralmente os grupos são divididos em equipes, o que torna a atividade mais animada.
A intenção principal é o auto-conhecimento através de descobertas e redescobertas pessoais, conhecendo o corpo, administrando conflitos internos e externos, redimensionamento os limites com inteligência, quebrando paradigmas com novas atitudes e comportamentos
Outro objetivo claro é incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, fazendo com que as pessoas envolvidas tenham uma nova percepção do seu ambiente de trabalho, grupo e das relações conseqüentes. Para isto, é preciso oferecer em um ambiente incomum, sair um pouco da zona de conforto.
É importante percerbermos nossa relação com os grupos, onde estamos e o que significamos. Quando se observa o processo grupal, encaramos como ele está funcionando no sentido dos seus atuais processos e organização em curso.
Conjuntamente com os objetivos do grupo ou empresa, as intenções sobre os efeitos planejados para os participantes, são baseadas em um contato preliminar. Assim, as ações são desenvolvidas focando este interesse. Entretanto, o objetivo primordial aparece lado a lado com outros que também exercem uma grande influencia no dia a dia.
Acredita-se que situações geradas durante as atividades, são reflexos do comportamento no ambiente de trabalho e do grupo em si, que podem ser avaliados e também estimulados durante todo o processo. Tanto por uma percepção externa (organização) quanto por uma interna (participantes).
“ Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei.”
Benjamin Franklin …
Aldeia Interativa / Esportes Livres
www.esporteslivres.com.br
Maxtadeu@esporteslivres.com.br