Logo

A importância do BIG DATA na tecnologia / Coluna / + Tecnologia / Michael Andrade

Olá, pessoal! Começamos o ano de 2020 com muitas novidades no mundo tecnológicos. Hoje iremos abordar um tema que é fundamental para grandes corporações, seja ela de tecnologia ou não. O BIGDATA é uma tecnologia que trabalha com grandes volumes de dados e agora iremos conhecer alguns pilares. Com o crescente volume de dados armazenados na internet fica cada vez mais fácil identificar padrões com as análises de grandes volumes de dados e para que isso ocorra temos que ter banco de dados bem estruturado.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

O primeiro pilar é o valor do dado a ser armazenado. Quando realizamos um cadastro em alguma rede social ou site estamos fornecendo dados valiosos. A sua geolocalização, gosto musicais, gostos culinários, vestuários, entre outros são armazenados em servidores e geram grande volume de dados e isso é uma grande mina de ouro na mão de analistas que extraem o máximo dessa informação a fim de oferecer produtos chaves para os usuários.

O segundo pilar é a variedade. Não adianta termos dados de várias pessoas, uma vez que essas informações não são suficientes para fazer uma análise. Por exemplo, podemos ter o histórico de navegação de um determinado grupo de usuários que utilizam uma rede social, mas não temos sua geolocalização. Portanto o banco de dados não pode fornecer informações que retorne alguma análise eficaz. E os dados devem ser armazenados de forma estruturada. Uma vez que isso ocorre, a análise é mais rápida e temos um retorno ágil.

E por último o volume. Em 1990 um Terabyte já era considerado uma BIG DATA. Hoje podemos ter isso com um simples HD plugado em nossos computadores. Estima-se que hoje a internet recebe mais de 250 Exabytes por dia, e 90% de todo os dados criados na internet surgiram nos últimos dois anos. Portanto, o volume de dados de um BIG DATA deve ser grande o suficiente para que gere uma análise global de uma determinada região ou grupo de utilização.

A internet cresce a cada dia e isso possibilita acesso a muitas informações. E estas informações só são acessíveis graças à grande data center que armazena dezenas de dados e que, por fim, de uma maneira simples, damos o nome de BIG DATA.

Referências

https://www.oracle.com/br/big-data/guide/what-is-big-data.html#link2

Casado, profissional de TI, fundador do canal MICHAEL ANDRADE no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2007. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.





© Copyright 2008 - 2020 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks