Menu

Missão da Nasa envia novo robô para o planeta vermelho / Coluna / + Tecnologia / Michael Andrade

Viagens espaciais é um grande desafio para o ser Humano. São vários fatores que devem ser levados em consideração além de muita tecnologia. Hoje dia 30 de julho de 2020 a Nasa lançou seu novo ROVER Perseverance em direção a MARTE. Para chegar lá e fazer companhia os robôs Curiosity e Opportunity, no planeta vermelho, ele vai decolar a bordo do foguete Atlas que vai ser lançado nos EUA.

Depois de viajar cerca de 230 milhões de KM o ROVER Perseverance irá chegar a marte. Essa viagem vai durar meses e para aguentar o ambiente hostil ele vai encapsulado em diversos módulos. Como na imagem abaixo.

A bateria desse ROVER de plutônio e tem capacidade de fornecer energia para 14 anos de utilização. Além de painéis solares de última geração que irão fornecer energia estra ao robozinho. Quando se aproximar do planeta vermelho a capsula que leva o Perseverance começa manobra de pouso. O modo de cruzeiro é solto, parte superior e o escudo de calor fica apontado em direção a superfície do planeta. Criado com ligas altamente resistente ao calor, esse escuto suporta uma temperatura de mais de 2mil graus celsius. Quando ele atinge mais ou menos 4.2Km de altura da superfície o escudo de calor é ejetado e o paraquedas inicial se abre.

Após, entra em ação um sistema de mapeamento de solo que compara as imagens feitas previamente pela NASA e escolhe um melhor local para aterrisagem.

Ele está programado para pousar em uma cratera na qual os cientistas acreditam ser um leito de um rio marciano. Evitando montanhas e áreas longe da pré-determinada pela NASA. E após determinar o local de decida foguetes desaceleram o ROVER e com 3 cabos de náilon desce ele ate o solo. Quando é detectada o toque no solo os cabos são cortados e o foguetes apontam em uma direção de 45graus e queimam todo o restante do combustível para sair de perto.

E assim no dia 28 de fevereiro de 2021 o robô com a massa de mil kg, 3 metros de largura e mais ou menos 2 de altura chega ao solo marciano. Um feito gigantesco para a humanidade e mais um passo em direção a colonização de marte.

https://mars.nasa.gov/mars2020/multimedia/videos/?v=439

 

Casado, profissional de TI, fundador do canal MICHAEL ANDRADE no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2007. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos