Essa é uma dúvida que, creio eu, a maioria das pessoas tem…
As cores estimulam a criatividade ou conduzem à introspecção. Agitam ou relaxam. Aproximam ou distanciam. Toda cor gera uma sensação e é importante escolhe-las bem.
Veja como se identificar com elas, sabendo o significado e a utilização de cada cor:
AMARELO
Age direto no nosso sistema nervoso central, estimulando a ação, o encorajamento e a realização. Desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural. Em tons fortes deve ser usado com moderação. É indicado para ambientes como escritórios, espaços de estudo e para negócios como bares e restaurantes, pois desperta o apetite.
AZUL
Por seu efeito relaxante e tranqüilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios e escritórios. Cria uma sensação refrescante. O azul é um clássico em quartos de meninos. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças de outras cores. Tenha cautela com os tons mais escuros e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção, situação não recomendável para pessoas depressivas.
BEGE
Realça a decoração. Pode ser quente ou fria, depende a cor à qual se associe. Elegante e sofisticado, possui um efeito calmante, que o torna perfeito para decorar as paredes. De qualquer forma, pela sua neutralidade, encaixam bem em qualquer cômodo e estilo, aceita a sua mistura com qualquer outra cor. O resultado é perfeito.
Na próxima semana irei falar sobre outras cores, um abraço aos que me acompanham nesta primeira coluna e até a próxima.
Apaixonada pela profissão costuma dizer que brinca de trabalhar e trabalha brincando. Design de Interiores desde 2003 adicionou ao currículo cursos específicos de móveis e iluminação, atua no mercado de Sete Lagoas e região com projetos comerciais e residenciais. Escreve um Blog sobre decoração e interiores: www.milenegualberto.blogspot.com