Menu

Cerâmica e Porcelanato: Qual a diferença?

Esta é uma dúvida muito comum, porém, apesar da cerâmica e o porcelanato serem semelhantes, eles estão longe de ser parecidos. A diferença fundamental entre o piso cerâmico e o porcelanato está na tecnologia que existe por trás de suas produções.

O Porcelanato tem um processo tecnologicamente mais complicado e um resultado mais controlado do que a cerâmica comum. Ele é feito com uma mistura de porcelana e diversos minerais, passando por uma queima a mais de 1200 graus Celsius com um resultado mais homogêneo, muito denso, vitrificado, oferece elevada resistência mecânica (suporta alto tráfego), química e baixa porosidade com uma absorção de água menor que 0,5% (menos suscetível a manchas). O rejuntamento seco ou até 2mm é outra característica que possibilita um assentamento diferenciado.







A cerâmica tradicional é composta de uma mistura de argilas que passa pelos processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a até 1 150 0 C. Depois da prensa, as placas são secas e podem receber esmalte (decoração). Se elas forem extrudadas a vácuo, retira-se o excesso de umidade da massa, facilitando a criação de formas diferenciadas. Apresentam absorção de água menor que 6%.






Isso não quer dizer, que o porcelanato é sempre melhor que a cerâmica, muitas vezes o resultado estético vai além das qualidades técnicas do produto. Um produto não chegou para substituir o outro, mas, sim somarem às muitas possibilidades existem.

Cerâmicas têm altíssima qualidade e charme, principalmente quando ela pode potencializar o efeito de um projeto. O mercado oferece cerâmicas retificadas com rejuntamento estreito como o do porcelanato. Profissionais da área utilizam de criatividade e técnica para fazer brilhantemente estas misturas.

Até a Próxima!!!

Milene Gualberto

Visite o blog: http://milenegualberto.blogspot.com/.

 

Apaixonada pela profissão, costuma dizer que brinca de trabalhar e trabalha brincando. Designer de Interiores desde 2003 adicionou ao currículo cursos específicos de móveis e iluminação, atua no mercado de Sete Lagoas e região com projetos comerciais e residenciais. Escreve um Blog sobre decoração e interiores:www.milenegualberto.blogspot.com

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos