O que define uma mente saudável? Para responder a essa pergunta primeiro precisamos entender que saúde mental não envolve apenas a ausência de transtornos mentais, mas também diz respeito ao nosso modo de estar no mundo, às nossas relações com as outras pessoas e a nossa postura perante as adversidades da vida.
Nosso bem-estar metal e emocional pode ser prejudicado por diferentes fatores bem como ser promovido por outros, o fato é que alguns desses fatores estão sob nosso controle e outros independem da nossa vontade. Por isso, pensar sobre nossa saúde mental envolve refletir acerca de algumas questões relacionadas a nossa dinâmica como um todo. Você já parou para pensar:
1 – Na qualidade das suas relações? Elas têm significado, fazem bem a você e aos outros?
2 – Na sua reposta emocional? Você tem estado mais desestabilizado, se importando com o que não o incomodava antes?
3 – Nas dificuldades pelas quais tem passado? E tem compartilhado sua situação com alguém? Consegue conversar sobre seus problemas?
4 – Na sua felicidade? Consegue identificar o que faz você contente e tenta ao máximo chegar lá?
5 – Nos seus objetivos? Você reconhece um propósito no seu dia a dia, na sua vida?
As respostas a essas perguntas podem não ser tão simples ou fáceis de encontrar, mas são questionamentos necessários, ajudam a ampliar nossa visão sobre as situações, as relações e os fatos que fazem parte da nossa construção e desenvolvimento.
Lembrando sempre que cada ser humano é único, é certo dizer que não existe uma fórmula mágica para uma saúde mental equilibrada mas, é preciso estar atendo às dificuldades que estejam causando prejuízos no cotidiano, aos sintomas que indicam fragilidade na saúde e aos infortúnios que tornam a vida menos produtiva e prazerosa. E não hesite em procurar ajuda!
Graduada em Psicologia (FCV), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (Instituto Cognitivo). Psicóloga Clínica na Empremed – Clínica Médica e no consultório Vínculos Psicologia Clínica e Saúde.