Menu

Fim de ano: metas realistas e conscientes para 2021 / Coluna / Mirela Leal / Psicologia

A cada fim de ano é hora de colocar tudo na balança, avaliar se as metas foram cumpridas, repensar a vida e fazer planos para o ano que se aproxima. Mas, como fazer planos para um ano de incertezas?

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Muitas pessoas estão desmotivadas por perceberem parte dos objetivos de 2020 sem concretização devido as dificuldades impostas pela pandemia. Porém, só o fato de pensar sobre o que queremos ou o sobre o que está faltando já é um ganho e nos traz esperanças de um ano melhor. Por isso a importância de traçar algumas metas.

Porém, como 2021 ainda estará sob o impacto da pandemia é necessário construir as metas de maneira mais prática. Alguns pontos para considerar para as resoluções de ano novo:

- Defina metas viáveis: 2021 é ainda um ano de incertezas. É importante definir os objetivos analisando e separando o realizável do desejável.

- Priorize o que é mais importante: definir uma quantidade grande de metas dificulta o planejamento e a distribuição dos esforços. Traçar um número menor de objetivos ajuda na hora de colocar em prática e de visualizar os resultados.

- Estabeleça prazos, mas se permita tempo: Colocar prazos estimula ações para alcança-los mas, é preciso considerar a flexibilização dessas datas devido as possíveis instabilidades do novo ano.

- Seja gentil consigo: Ninguém gosta de frustações, falhas ou insucessos, mas em algum momento poderemos experimentar esses infortúnios. Por isso seja gentil com você durante a caminhada, pratique a resiliência mas permita-se parar, analisar e descansar caso seja necessário.

Por fim, é preciso compreender que nossos propósitos se transformam na medida em que mudam os desafios e a maturidade, por isso em alguns momentos talvez seja interessante rever metas e acertar as possibilidades!

Graduada em Psicologia (FCV), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (Instituto Cognitivo). Psicóloga Clínica na Empremed - Clínica Médica e no consultório Vínculos Psicologia Clínica e Saúde.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos