A cada fim de ano é hora de colocar tudo na balança, avaliar se as metas foram cumpridas, repensar a vida e fazer planos para o ano que se aproxima. Mas, como fazer planos para um ano de incertezas?
Muitas pessoas estão desmotivadas por perceberem parte dos objetivos de 2020 sem concretização devido as dificuldades impostas pela pandemia. Porém, só o fato de pensar sobre o que queremos ou o sobre o que está faltando já é um ganho e nos traz esperanças de um ano melhor. Por isso a importância de traçar algumas metas.
Porém, como 2021 ainda estará sob o impacto da pandemia é necessário construir as metas de maneira mais prática. Alguns pontos para considerar para as resoluções de ano novo:
– Defina metas viáveis: 2021 é ainda um ano de incertezas. É importante definir os objetivos analisando e separando o realizável do desejável.
– Priorize o que é mais importante: definir uma quantidade grande de metas dificulta o planejamento e a distribuição dos esforços. Traçar um número menor de objetivos ajuda na hora de colocar em prática e de visualizar os resultados.
– Estabeleça prazos, mas se permita tempo: Colocar prazos estimula ações para alcança-los mas, é preciso considerar a flexibilização dessas datas devido as possíveis instabilidades do novo ano.
– Seja gentil consigo: Ninguém gosta de frustações, falhas ou insucessos, mas em algum momento poderemos experimentar esses infortúnios. Por isso seja gentil com você durante a caminhada, pratique a resiliência mas permita-se parar, analisar e descansar caso seja necessário.
Por fim, é preciso compreender que nossos propósitos se transformam na medida em que mudam os desafios e a maturidade, por isso em alguns momentos talvez seja interessante rever metas e acertar as possibilidades!
Graduada em Psicologia (FCV), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (Instituto Cognitivo). Psicóloga Clínica na Empremed – Clínica Médica e no consultório Vínculos Psicologia Clínica e Saúde.