Menu

Quatro razões para NÃO fazer terapia / Coluna / Mirela Leal / Psicologia

Procurar um psicólogo para iniciar uma terapia envolve a decisão de cuidar de si mesmo e fazer mudanças na própria vida. Algumas pessoas percebem as dificuldades que enfrentam e até reconhecem como um psicólogo poderia ajudar, mas ainda não se decidiram por procurar esse profissional. Aqui vamos ver 4 razões que muitos pensam quando decidem por não fazer terapia e entender por que essas razões podem ser equivocadas:

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

1. Terapia é coisa de louco: houve um tempo em que a imagem do psicólogo esteve muito ligada aos tratamentos de casos mais graves, por isso ainda hoje o tema é rodeado de preconceitos. Mas a psicoterapia é um processo de aprendizagem em que a pessoa conhece mais de si e aprende como desenvolver novos comportamentos, por isso o público atendido por psicólogos é variado e com problemas diversos.

2. Terapia é caro: no mercado existem diferentes valores sendo praticados mas, ao considerar fazer terapia não veja como um gasto, mas sim como um investimento que traz ganhos de curto e longo prazo na forma de recursos para lidar com diferentes aspectos da própria vida.

3. O psicólogo vai me julgar: quando todos já te julgaram é natural que pense assim. E, por que o psicólogo seria diferente? Ele é imparcial, não está ali para fazer julgamentos e ainda, o psicólogo possui conhecimento técnico-científico sobre o comportamento humano, assim consegue compreender o que você faz e os motivos por que faz.

4. Meu problema não tem solução: tem momentos que não conseguimos enxergar além das dificuldades. Mas, especialmente nessas situações é importante ter o suporte de alguém que não está envolvido no problema, que tem conhecimento para te conduzir às soluções eficazes ou maneiras menos sofridas de passar por tudo.

Todas essas razões podem esconder também uma resistência para iniciar o processo de psicoterapia. Mas em qualquer que seja o caso, é sempre importante considerar suas prioridades e na psicoterapia o foco é você. Seja sua prioridade.

 

Graduada em Psicologia (FCV), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (Instituto Cognitivo). Psicóloga Clínica na Empremed - Clínica Médica e no consultório Vínculos Psicologia Clínica e Saúde.






O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!