Menu

Como você conta sua história? / Coluna / Mirela Leal / Psicologia

Existe uma história por trás de cada pessoa, pensamentos por trás de suas expressões e emoções por sob a sua pele. E, todas essas histórias, são únicas e contadas de maneiras diferentes.

Quando buscamos refletir sobre nossa história é importante entrar em contato com nossas dificuldades passadas, buscar compreendê-las e identificar o que fica conosco para seguir em frente ou o que vamos abandonar no caminho. Precisamos também, relembrar tudo o que foi bom, todas os sonhos conquistados e aprendizados acumulados.

Porém, algumas pessoas trazem o passado de maneira tão pesarosa que parecem reviver os momentos e não apenas relembrá-los, quase não têm o que contar sobre suas vidas atuais e, são também, incapazes planejar ações futuras. Como resultado, não conseguem ir além desse passado para construir novos relacionamentos, avançar no campo profissional, melhorar o convívio familiar e cultivar amizades saudáveis.

Uma visão seletiva do passado, que foca somente nos aspectos negativos e ignora todos os outros acontecimentos neutros ou bons, provoca uma sensação de estagnação na vida e alimenta sentimentos como rancor, mágoa e ressentimento.

No entanto, conforme mudamos a maneira como contando nossa história, reconstruímos nosso pensamento sobre nós mesmos e ganhamos a oportunidade de olhar novamente para a trajetória de nossas vidas. O passado continuará o mesmo, nada mudará por lá, mas a forma como interpretamos o que aconteceu conosco pode ser modificada.

E você? Como tem contado sua história? O enredo mescla os fatos mais difíceis, os infortúnios que foram acontecendo, os sonhos não realizados com os bons acontecimentos, com as realizações e com os desejos alcançados? Ou foca apenas no que não foi bom, em todos os insucessos e em tudo aquilo que não foi?

 

Graduada em Psicologia (FCV), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (Instituto Cognitivo). Psicóloga Clínica na Empremed - Clínica Médica e no consultório Vínculos Psicologia Clínica e Saúde.