Logo

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: VOCÊ versus VOCÊ / Coluna / Mentalidade de Sucesso / Morgana Carvalho

Você já parou pra pensar que as suas emoções MANDAM na sua vida? Já observou que você é um ser emocional? Já parou pra pensar o que você sente na maior parte do tempo e se esses sentimentos são mais positivos ou mais negativos? Perguntas poderosas não é mesmo e, vou te contar neste artigo a importância de entender que a Inteligência Emocional: é um Duelo das Emoções, Você VERSUS você. Simples e complexo assim. Te convido a pegar seu caderno de mentoria para anotar algumas sacadas que vai pegar ao longo deste nosso bate papo. Que hoje vai dar pano pra manga.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Sabe de uma coisa importante e que a maioria dos profissionais que estudam este assunto não falam: somos seres 100% emocionais. Simples, curto e direto. Para entender isto mais a fundo e também perceber porque temos tantas dificuldades em lidar com os sentimentos, precisamos voltar um pouco em nossa própria história.

Durante séculos, as sociedades recusaram aceitar que nossas decisões vinham do coração e julgavam que pessoas que eram muito emocionais eram fracas. Atribuíam o sucesso à frieza e ao raciocínio lógico muitas vezes, até que recentemente tanto a ciência quanto a espiritualidade tem demonstrado de modo unido o quanto uma coisa depende da outra. O mundo então, começou a perceber que o que os gregos diziam há tantos séculos era verdade: “O coração é quem manda” e é ele quem também atrai.

EMOÇÕES MANDAM

Para falarmos de Inteligência Emocional precisamos dar um passeio por nossas emoções para daí entender com mais clareza o que Daniel Goleman nos propõe. Considerado o “pai da inteligência emocional” Goleman tem dezenas de pesquisas científicas que explica o quanto podemos unir de modo sábio a razão e a emoção. Compreender isso é libertador pois assim, conseguimos tirar o melhor de nós mesmos e por consequência influenciamos o meio em que vivemos.


É muito importante que você compreenda que: como seres humanos estamos em constante evolução. E que viver neste planeta azul chamado terra é um tremendo exercício emocional diário, diga-se de passagem. Durante muito tempo, questionei-me se a vida era apenas aquilo que eu vivia: crescer, trabalhar, casar, ter família e fim. Digo isso, porque era a crença que eu tinha. Também acreditava que era bipolar, isto porque especialmente em períodos em que meus hormônios estavam a flor da pele era a pessoa que nem eu mesma tolerava. Na época vivia num pé de guerra comigo e com os outros à minha volta. Até que num dado momento, depois de uma reviravolta na minha vida e de me enxergar no fundo do poço, voltei a questionar-me: era isso mesmo? Não tinha recursos de mudar? Eu seria assim, limitada pra sempre?

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – QUESTIONE SUAS EMOÇÕES

Nestes questionamentos todos, permita-me descrever o duelo mental e emocional que vivia diariamente. Eu era uma pessoa aparentemente bonita, inteligente e que trabalhava. Isso aparentemente, porém a realidade além dessa fina camada era mais profunda. A realidade não aparente era de impaciência, mau humor, grosserias com os outros e também internas, brutalidade, estupidez e muita ignorância. Além de pensamentos repetitivos negativos e autodestrutivos. Era esta a vida que eu tinha: o resultado era uma pessoa azeda, sistemática e cricri como costumo dizer.

Perceba que a impaciência era expressada na minha fala, pois como já disse em diversos vídeos no

minha fala era altamente acelerada de modo que falava como um narrador de futebol de rádio. Além disso, sofria com cólicas e uma negatividade crônica. Talvez você agora esteja pensando “meu Deus, vou dar a meia volta e parar de ler este artigo agora. Porque já estou ficando estressado por ler tudo isso”. No entanto, peço que continue aqui comigo. A proposta de compartilhar este duelo de emoções internas com você é porque esta ERA A MINHA REALIDADE. Até que decidi depois dos questionamentos a mudar e foi quando conheci esse conhecimento que mudou a minha vida radicalmente.

PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Você simplesmente muda quando entende o poder da inteligência emocional na sua vida e, o melhor de tudo é que está ao alcance de TODAS AS PESSOAS. Ninguém é mais capaz do que você para mudar a sua realidade. E vou aproveitar para parafrasear o meu querido

que diz: “Porque continuar sendo a mesma pessoa de sempre se posso ser alguém muito melhor?” Magnifica a frase não é verdade? Acredito que seja uma frase para colar na geladeira inclusive

Já que o tema aqui é treinar a mente do mesmo modo que escovamos os dentes, fazendo TODO SANTO DIA o que tem que ser feito, preparei um exercício simples, porém revelador para você treinar em si mesmo as emoções e reconhecer aquilo que precisa ser melhorado. Você pode fazer ele no seu caderno ou se quiser pode baixar a ferramenta aqui neste link e imprimir e fazer nela. Você é quem escolhe qual jeito é mais simples pra você, estamos combinados?

UMA AMIGA E MENTORA DE MENTALIDADE

Quero que você tenha em sua mente que: do lado de cá você tem uma amiga, porém mais do que isto, você tem uma mentora de mentalidade. Estudo este tema todos os dias e além de aplicar em minha própria vida, também ensino mentorandos ao redor do mundo a também terem mais resultados. Também compartilho estes conhecimentos nos meus treinamentos pois assim, mais pessoas conseguem treinar em si a arte de dominarem suas emoções.

Para saber mais dos treinamentos, basta clicar aqui.

SOBRE O EXERCÍCIO:

Vamos fazer como se fosse um bolo, sendo assim, será o bolo das emoções e da Inteligência Emocional. O Objetivo é ajudar você a se conhecer e entender o poder de dominar suas emoções para daí viver em plenitude em todas as áreas da sua vida.

Vou compartilhar os ingredientes e por fim o Modo de Preparo.

INGREDIENTES:

1. Caderno de mentoria e caneta na mão
2. Boa vontade e tempo para responder as perguntas
3. Foco para começar e terminar o que começou a fazer aqui junto com a sua mentora.

MODO DE FAZER

1. Quem eu sou? Não vale escrever (eu trabalho aqui ou ali, faço esta ou aquela função), pois isto é o que você faz e não foi esta a pergunta. Concentre-se na pergunta: QUEM EU SOU? Para isso resgate memórias e anote suas qualidades, o que gosta, mas também defeitos. Assim, você começará a ter clareza de quem você é e de como poderá trabalhar em si as habilidades emocionais pessoais, ou seja, suas emoções.

2. Depois deste exercício se pergunte: De todos os meus pontos fracos qual é aquele que se eu resolvesse, se eu treinasse minha vida seria 10X melhor? Essa resposta pode doer, pode incomodar, mas vai por sua mentora, será libertadora.

3. Depois de pontuar o que pode ser melhor, agora é a sua vez de pensar COMO, como, COMO, posso começar a mudar HOJE. Nossa mente é imediatista. Aprendi com

que somos presentistas, ou seja, que vivemos 99,999% do tempo no presente e para isto, você precisa ancorar agora uma ação que vai te colocar em movimento, que vai te fazer sair do lugar 1% ainda hoje.

4. Depois é só continuar e fazer de novo, de novo e de novo. É simples, porém nem sempre será fácil, mas se você se dedicar com toda certeza que este ponto que hoje te gera atritos será resolvido. Agora é sua vez de entrar em ação e fazer acontecer.

Para fecharmos…

Com chave de ouro vou compartilhar duas coisas com você:

Primeira é uma frase do Joe Vitale que usei por anos na capa do meu perfil do facebook que diz o seguinte: “O universo gosta de velocidade. Não demore, Não mude de idéia e Não duvide. Quando a oportunidade chegar, quando o impulso chegar, quando a cutucada intuitiva vinda de dentro chegar, aja.”


Segunda: Você pode escolher entender este assunto mais a fundo e se hoje entende que a sua vida pode ser bem melhor te convido a participar comigo do meu seleto e exclusivo Grupo de Estutos TITANIUM onde vou te ensinar na PRÁTICA como fazer as coisas SAÍREM DO LUGAR e alcançar 2X mais Resultados + 2X mais Felicidade + 2X mais Confiança. Basta clicar aqui.

IMPORTANTE: Se este artigo fez sentido para você comente aqui embaixo e deixe sua opinião. Ouvir você é muito importante para mim e para nosso crescimento. Também te convido a compartilhar com seus amigos este artigo, pois assim fazemos uma teia de pessoas que querem mais e que saem do lugar. Agora te vejo no Grupo de Estudos TITANIUM.

Mentora, Publicitária e Master Coach, ajuda pessoas a se tornarem mais autoconfiantes e determinadas, desenvolvendo sua mente pra literalmente Saírem da Caixa e alavancarem sua vida e seus negócios antes que este século acabe. Idealizadora do Projeto MINDSET ANTIFRÁGIL, por que Depois do Caos, o Sucesso é Inevitável.

Visite o blog: http://morganacarvalho.com.br/blog/




© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks