Menu

Olliver Pedroso

O que são ETFs / Coluna / Olliver Pedroso / Economia e Investimentos

Olá caro leitor,
Para todo investidor iniciante em ações, fica muito difícil escolher a seu primeiro ativo em renda variável. Afinal, são milhares de ações disponíveis, siglas, termos muito confusos que, inicialmente, podem causar muita insegurança para dar o primeiro passo. Contudo, há um tipo de investimento muito popular e que pode ajudar os investidores neste início de jornada: ETFs. Meu objetivo é nutrir você com conhecimento e uma dose de análise do mercado, pois, quando se examina vários ETFs diferentes, muitas macro-informações podem ser extraídas com uma simples análise.

Bom, vamos pelo início, o que é um ETF: ETF é a sigla para Exchange Traded Funds e significa fundos negociados em bolsa. Logo para adquirir esse fundo, basta colocar o código no seu home broker e comprar, exatamente igual na aquisição de uma ação.

Ao investir em ETFs, você adquire cotas de um fundo que replica o comportamento de um índice de ações ou de renda fixa. Tal aplicação traz diversificação e praticidade, pois com um ETF você acaba investindo em uma cesta de ativos e não em um único só. Logo, você diversifica seus investimentos aplicando seu recurso em um único ativo.
Atualmente na Bovespa existem 78 ETFs de renda variável [1] e 8 ETFs de renda fixa [2]. Segue abaixo alguns deles:

  1. BOVA11 – ETF que replica o IBOV - índice Bovespa (94 ações com maiores pesos na bolsa)
  2. SMAL11 – ETF que replica o índice SMLL (ações small caps da bolsa brasileira)
  3. XFIX11 – ETF que representa os FIIs (Fundos imobiliários)
  4. FIND11 – ETF que representa o setor financeiro
  5. MATB11 – ETF que representa o setor de materiais básicos (minério, siderurgia, celulose)
  6. CMDB11 – ETF que representa o setor de commodites
  7. AGRI11 – ETF que representa o setor do agronegócio (insumos, produção e logística)
  8. HASH11 – ETF que representa as criptomoedas mais negociadas
  9. IMAB11 – ETF que representa a média de todos os títulos do Tesouro direto indexados ao IPCA.
  10. IVVB11 – ETF que representa a bolsa americana (S&P500)
  11. EWZ – ETF que representa o IBOV (índice Bovespa) nos EUA.

O BOVA11 é de longe o ETF mais negociado, porque é o 1º ativo que fundos internacionais escolhem quando desejam aplicar na bolsa brasileira, o fato de ser administrado pela maior gestora de fundos do mundo, a BlackRock, também ajuda.

Agora, vamos fazer uma pequena análise de alguns ETFs, para que você leitor, possa tirar mais informações no seu dia a dia. Na última semana (1ª sem de Out-22) o BOVA11 subiu +5,81%, enquanto o real valorizou +3.99% frente ao dólar. Logo, podemos verificar que o EWZ subiu +9,42%, pois ele é justamente a bolsa brasileira precificada em dólar.

Outra análise: Sabemos que o setor bancário (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e etc) e de insumos básicos (Vale, Gerdau, Suzano, Brasken e etc), tem forte peso no IBOV. Logo uma queda no FIND11 e no MATB11 deve impactar negativamente o BOVA11.
Faz sentido?

Além de serem ótimos ativos de diversificação e porta de entrada para muitos investidores, é possível fazer várias correlações com os ETFs. Para você que gosta de acompanhar o mercado de investimentos, faça esse tipo de exercício. Muitas conclusões e análises macro podem ser retiradas fazendo esse tipo de exercício com os ETFs.

Gostou do conteúdo?
Me siga nas redes sociais:

Fontes:
[1] - https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/etf/renda-variavel/etfs-listados/
[2] - https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/etf/renda-fixa/etfs-listados/

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos