Menu

Coluna / Nutrição / Diabetes e Gravidez

As gestantes com diabetes devem ser avaliadas, do ponto de vista nutricional, para a manutenção dos valores de metas glicêmicas. Devem receber orientações nutricionais individualizadas, de modo a contemplar as necessidades nutricionais. A adesão ao plano alimentar saudável, atendendo aos princípios de quantidade, qualidade, padrão das refeições e adequação do ganho de peso, é fundamental para o bom controle glicêmico, contribuindo para a incorporação de adequado estilo de vida, mesmo após o término da gestação.

Para evitar episódios de hiperglicemia, hipoglicemia ou cetose, a gestante deve fazer três pequenas refeições (lanche da manhã, merenda e lanche noturno) e três refeições maiores (desjejum, almoço e jantar). No caso das gestantes que fazem uso de insulina, é importante atentar que o lanche noturno precisa conter cerca de 25 gr de carboidratos complexos, além de proteínas e/ou gorduras para evitar a ocorrência de hipoglicemia durante a madrugada.

Além da oferta das fibras alimentares, a gestante deve estimular a hidratação com água / Foto: revistacrescer.globo.comAlém da oferta das fibras alimentares, a gestante deve estimular a hidratação com água / Foto: revistacrescer.globo.com

Essas mulheres também devem ser orientadas a ajustar a dose pré-prandial de insulina de ação rápida, por meio do cálculo de carboidrato de cada refeição. O fracionamento da alimentação pode colaborar também para amenizar náuseas e vômitos, além da indicação de alimentos com baixo teor de gordura e pouco condimentados.

Para prevenção e correção da constipação intestinal, além da oferta das fibras alimentares, deve-se estimular a hidratação com água. O uso de ácido fólico desde o período pré-concepcional até o fechamento do tubo neural é recomendado para todas as mulheres, inclusive para aquelas que têm diabetes. A suplementação com outras vitaminas e sais minerais pode ser realizada quando detectada a presença de deficiências nutricionais. O aleitamento materno é recomendado para as mulheres com diabetes prévio ou com diabetes gestacional, sendo vários os benefícios associados ao estado metabólico tanto da mãe quanto do bebê. Entretanto, é necessário um planejamento alimentar de modo a contemplar as perdas nutricionais da mãe em detrimento da produção de leite.

Diretrizes SBD 2015-2016

Agende já sua consulta nutricional: Rua Zoroastro Passos 170 sala 605 Núcleo das Clínicas 3153.7068



Mestre em Educação em Diabetes, pós graduada em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA, graduada em Nutrição pela UFOP. Professora de Nutrição na Faculdade Ciencias da Vida e Supervisora de estágio do UNIFEMM, realiza atendimentos personalisados em casa (Home Care) e no consultório. Rua Zoroastro Passos 170/605 Centro Sete Lagoas - Tel: 3153-7068



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos