Menu

Coluna / Nutrição / Os Benefícios do Uso da Canela

A canela e é uma das especiarias mais conhecidas e usadas na gastronomia portuguesa e em outras partes do mundo para dar sabor, aroma e cor a alimentos e bebidas. Possui propriedades de interesse clínico devido a seu elevado teor de polifenóis potentes, antioxidantes que exercem um efeito protetor na oxidação lipídica e diminui a resistência à insulina.

A canela e é uma das especiarias mais conhecidas e usadas na gastronomia portuguesa e em outras partes do mundo / Foto: ReproduçãoA canela e é uma das especiarias mais conhecidas e usadas na gastronomia portuguesa e em outras partes do mundo / Foto: Reprodução

Estudos em animais comprovaram que os níveis de polifenóis presentes nesta especiaria parecem melhorar a função dos receptores de insulina e dos transportadores de glicose nos adipócitos. Logo, devido à melhora na função dos receptores de insulina, ao efeito termogênico, o uso da canela tornou-se relevante. 

O consumo da canela ajuda na redução da gordura corporal, possui efeito regulador da glicose sanguínea, sendo uma ótima estratégia para diabéticos tipo 2, além de possuir atividade antimutagênica e aticarcionogênica. Além disso, atua na melhora da dor de doenças reumatoides como artrite, além de diminuir a incidência de candidíase.

Sugestão de uso

Água aromatizada: Adicione 3 canelas em pau em 1L de água, acrescente uma fruta picada em rodelas, adicione hortelã ou manjericão.

Nas preparações sólidas, pode ser acrescentada a canela em pó.


Procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar adequado às suas necessidades. Atendimento no Núcleo das Clínicas, rua Zoroastro Passos, 170 sala 605. Tel: 3153-7068.


Mestre em Educação em Diabetes, pós graduada em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA, graduada em Nutrição pela UFOP. Professora de Nutrição na Faculdade Ciencias da Vida e Supervisora de estágio do UNIFEMM, realiza atendimentos personalisados em casa (Home Care) e no consultório. Rua Zoroastro Passos 170/605 Centro Sete Lagoas - Tel: 3153-7068



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos