Menu

Você sabia que a alimentação pode te ajudar a aliviar o stress? / Coluna / Pauline Moura / Nutrição

O estresse está relacionado a níveis altos de cortisol (hormônio que ajuda o organismo a controlar o estresse). O cortisol alto pode sobrecarregar o sistema imunológico e dificultar a perda de peso ou até mesmo favorecer o seu ganho!

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

A alimentação saudável, atividade física e sono reparador é a tríade de sucesso para quem quer ter boa saúde e bom desempenho nas atividades diárias.

Preparei uma lista dos alimentos que devem ser incluídos na rotina de quem anda passando por momentos e situações estressantes.

1. Frutas ricas em vitamina C, como limão, Kiwi, goiaba, acerola, caju, laranja. A vitamina C é ideal para o adequado funcionamento da glândula adrenal que ajudam a modular o estresse. O ideal é consumir alimentos fonte ao longo do dia.

2. Chá de camomila ou de passiflora (maracujá): ação calmante e ansiolítica. Tomar até 3 xícaras por dia.

3. Alface. Rica no oxidante quercetina e fonte de substâncias calmantes. Que tal bater no suco verde no lugar da couve, junto com uma polpa de maracujá?

4. Sardinha. Fonte de cálcio e coenzima Q10. O estresse pode aumentar a depleção desses elementos, além de ajudar no aumento da produção da energia, protege o coração e fortalece o sistema imune.

5. Fibras solúveis, incluindo o farelo de aveia, chia, linhaça o psyllium. Ajuda a limpar o intestino e protege a mucosa gástrica. O estresse geralmente afeta as funções gástricas, podendo causar diarreia ou constipação. Acrescente fibras no café da manhã, lanches e suco de frutas.

Receitinha de suchá calmante: 1 copo de chá gelado de camomila ou de folhas de maracujá + 5 folhas de alface + 1 polpa de maracujá + 1 colher de sopa de psyllium em pó. Se sentir necessidade de adoçar, uso o mel.

Mestra em Educação em Diabetes (IEP Santa Casa), pós-graduada em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA, Graduada em Nutrição pela UFOP. Atua na área de educação como docente na FCV (Faculdade Ciências da Vida), também atua na área clínica com atendimentos na clínica TOPFIT e atendimentos personalizados em casa (Personal Diet) e na área da saúde pública na Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos