Menu

Programação Metabólica / Coluna / Pauline Moura / Nutrição

Já ouviu falar em Programação Metabólica?

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

É a capacidade do nutriente modular geneticamente o bebê desde a gestação até os 2 anos de vida, o período conhecido como os 1000 primeiros dias.

A programação metabólica ou programming é o processo que o estado nutricional e a alimentação da mãe durante a gestação e a amamentação, além da introdução correta de alimentos complementares para o seu filho, exercem efeitos decisivos sobre o metabolismo, composição corporal e sobre a fisiologia do bebê, e para sempre.

O ambiente intrauterino adverso pode introduzir alterações fetais de longo prazo relativamente irreversíveis nos órgãos e no metabolismo e, portanto, pode causar programação metabólica fetal de obesidade e resistência à insulina, levando à síndrome metabólica em filhos adultos.

Os genes podem ser influenciados pelos comportamentos de vida da gestante: Sedentarismo, má alimentação, doenças crônicas, álcool e cigarro são os piores influentes genéticos. Ou seja, o seu estilo de vida irá determinar a saúde do seu filho na vida adulta, a sua dieta durante a gestação pode impactar diretamente na saúde do seu filho na idade adulta. Olha a responsabilidade disso!

Se você deseja engravidar comece já pelo seguinte:

- Alimentação saudável individualizada e personalizada.
- Adequação de peso e Controle do peso (até a 14ª semana o ganho de peso deve ser nulo ou até 2kg).
- Buscar um profissional que a ajude a regular o metabolismo, em especial realizar intestinal
- Boa hidratação (água o suficiente para deixar o xixi claro)
Controlar o stress e buscar algo que ajude em seu equilíbrio emocional
Investir na boa qualidade de sono
- Atividade física regular (consultar um médico e um profissional da educação física)

 

Mestra em Educação em Diabetes (IEP Santa Casa), pós-graduada em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA, Graduada em Nutrição pela UFOP. Atua na área de educação como docente na FCV (Faculdade Ciências da Vida), também atua na área clínica com atendimentos na clínica TOPFIT e atendimentos personalizados em casa (Personal Diet) e na área da saúde pública na Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos