Menu

Perspectiva ambiental em 2021, o que nos espera? Coluna / Pedro Machado / Meio Ambiente

O ano de 2020 ficou marcado no mundo todo, para o resto de nossas vidas, devido ao Covid-19, mas aqui no Brasil mais situações marcaram o nosso ano de 2020. 

Passamos por graves retrocessos, como corte de recursos, afrouxamento da legislação em questões de proteção ambiental e encerramos como o terceiro ano mais quente já registrado.

Imagem ilustrativa / foto: reprodução GoogleImagem ilustrativa / foto: reprodução Google

Incêndios catastróficos afetando cerca de 30% da área do bioma, esgotamento da biodiversidade das comunidades locais, enchentes, ciclone bomba, nuvem de gafanhotos, animais invasores e as imagens chocantes de animais mortos pelo fogo ou sedentos e famintos pela escassez de água e alimento, ficarão por muito tempo em nossa memória. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia aumentou novamente, com mais de 1,1 milhão de hectares de florestas derrubados. O número de focos de incêndio de 1 de Janeiro a 22 de Outubro de 2020 foi de 89.604, superando em dez meses o total de focos em 2019.

Citamos apenas alguns dos grandes desafios relacionados ao meio ambiente que o ano de 2020 apresentou. Em meio a tudo isso, qual a perspectiva para o ano de 2021?

Em meio a tantos desastres causados no ano de 2020, talvez pensemos que não é possível desenhar um futuro sustentável para a população brasileira, mas pensando a longo prazo, é necessário mudarmos essa trajetória a partir de agora, se quisermos um planeta nos próximos anos. 

Teremos importantes eventos relacionados ao meio ambiente, que ocorrerão como forma de unir os países em torno de um futuro sustentável. 

Precisamos que o governo faça a sua parte com relação à cuidar do meio ambiente, porém ele não é o único que precisa erguer as mangas, também é preciso que as empresas e a população façam a sua parte. 

A sustentabilidade é um conceito cada vez mais presente e que já se encontra incorporado nos hábitos de vida de muitas pessoas que se preocupam com o reflexo de suas ações e escolhas no futuro do planeta.

Mas os cuidados das empresas vão muito além disso, as empresas vêm adaptando as mudanças necessárias internamente, investindo em novas tecnologias de controle ambiental, programas de educação ambiental com os próprios colaboradores, prestadores de serviços e conscientizando a população da importância do uso de materiais recicláveis, descarte correto do lixo (coleta seletiva), racionalização do recurso hídrico e energético e diversos outros programas de educação ambiental.

Essas mudanças dos padrões de consumo da sociedade, principalmente da juventude, vêm ganhando espaço e os modelos atuais de sustentabilidade estão sendo adaptados e a economia circular ganhando cada vez mais relevância.

Referências Bibliográficas:

http://www.inpe.br/

Pedro Machado trabalha na área da qualidade e meio ambiente no setor siderúrgico. É graduado em Engenharia Ambiental (UNIFEMM) e atualmente está no último semestre de Engenharia Química (UNIFEMM). Possui certificação Lean Seis Sigma – Yellow Belt.
Instagram Profissional: @pedromachado.eng
Email: pedromachado.mg@gmail.com