“Se quer emagrecer, faça aeróbico! Musculação não emagrece…”. Ou: “Exagerei na comida, e agora preciso fazer esteira”.
Se frequenta ou frequentou uma academia, já deve ter escutado isso. A fama de os exercícios aeróbicos gastarem mais calorias está correta! Mas, escutar alguém falar que tem que fazer musculação porque quer emagrecer, é raro. Será que “levantar pesos” não gasta calorias?
A musculação convencional com séries de 12 ou 15 movimentos, com 1 minuto de intervalo, gasta calorias sim! Realmente não tanto quanto atividades aeróbicas. Porém, se mudarmos o programa de treino e, colocarmos cargas um pouco mais leves, fizermos 20 ou 25 movimentos, trocarmos de equipamento para não ter que esperar um minuto, intercalar com exercícios que gastam mais calorias como leg press, agachamentos ou pular corda, aí sim o gasto calórico pode ser até maior do que esteira, elíptico ou bicicleta.
Então, se quiser emagrecer, faça musculação! Ela o ajudará a aumentar seu metabolismo durante e depois do treino, fará com que gaste muitas calorias e, outro fator muito importante para o processo de perda de gordura, o que você come a mais tem uma chance menor de ir parar no abdômen. Isso acontece pelo mecanismo de adaptação muscular aos exercícios locais. O que entra em excesso é deslocado para recuperar a musculatura que foi usada na atividade e, então, não é acumulada.
Peça ao seu professor para elaborar um plano de musculação em circuito. Você vai se surpreender com os resultados! E ainda, quem emagrece assim, tem menor chance de engordar novamente! Só benefícios!
Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro “As verdades que você precisa saber”, lançado em fevereiro deste ano.