“Quando recebi o convite para participar do programa Medida Certa do Personal S.A sinceramente não acreditei. Por que eu? Sedentária, não gostava de malhar, tenho uma vida profissional super acelerada e me achava relativamente magra (os saltos mortais que eu dava para vestir minhas calças não vieram a minha cabeça naquele momento). Desde que comecei a trabalhar, entrei na onda de desculpas que todo mundo dá para os quilos constantes que vão aparecendo ano a ano: não tenho tempo!, trabalho muito!, na próxima semana começo a dieta!, qual o problema de um chopp depois de trabalhar tanto!, como vou morar em São Paulo, Porto Alegre, Bahia e não comer tudo que puder?, trabalho viajando e não consigo comer nada balanceado!, nem engordei tanto assim, a hora que eu quiser emagreço… #SÓQUENÃO!
Tudo isso eram desculpas que eu dava para mim mesma para esconder minha insatisfação com os 4 quilos que ganhei nos últimos 2 anos, e esses quilos vieram com celulites, flacidez, e tudo de ruim que vocês já conhecem. Antes do convite tentei algumas coisas sem sucesso: correr (porém comia uma lasanha depois da corrida), almoçar só salada (e com isso adquiri uma gastrite) e por último cheguei a ir em uma Nutricionista que me disse: querida! Você já tem quase 30 anos! Na sua idade é impossível perder peso… a sua tendência agora é só ganhar! Posso te passar uma dieta mas não te garanto nada.
Foi nesse cenário (super pé atrás) que inicie o programa do Personal S.A. Minhas calças não me serviam mais, nem queria mais me olhar no espelho: senti que a hora era aquela… mesmo sem saber se ia dar certo, encarei o desafio com unhas e dentes. Depois de aceitar o convite eu só pensava: acabou minha vida social, nunca mais vou poder sair e vou ficar 3 meses passando fome. No dia 10/06 comecei as atividades do programa. Nem roupa para ir a academia eu tinha… afinal na minha lista de prioridade esse tipo de aquisição estava nas últimas posições.
As primeiras instruções para o programa foram: enviar detalhadamente todos os alimentos e bebidas ingeridos em cada refeição, academia no mínimo 4 vezes por semana, DORMIR CEDO E BEBER MUITA ÁGUA. Eu achava que era caô a história da água e do bom sono… mas essa mudança de hábito foi fundamental para eu atingir meu objetivo. No início errei muito na alimentação… sempre fui acostumada a jantar arroz, feijão, carne tarde da noite. E descobri que não estava errado. O problema era quantidade e horário. Fazia 3 refeições por dia apenas… em grandes quantidades. O acompanhamento diário das minhas refeições com feedbacks on-line foi sem dúvida a chave do sucesso para que eu conseguisse melhorar minha alimentação. E sabe o que eu descobri? Que para emagrecer e perder gordura eu não precisaria passar a fome… pelo contrário! Eu tinha que realmente comer de 3 em 3 horas, sempre com proteína.
Com 20 dias de programa meu corpo já estava tão acostumado a comer comidas mas leves e saudáveis, que fui em uma pizzaria em um dia de rebeldia e minha cabeça doeu por 2 dias depois de ter comido pizza gordurosa. Percebi rapidamente os benefícios de se alimentar bem: minha enxaqueca sumiu, eu acordava mais bem disposta e o intestino funcionando como um reloginho! Depois da água e do sono, lição aprendida 2: educação alimentar representa a maior fatia na escala de importância do que te faz reduzir peso e medidas. Eu “chutaria” que no meu programa foi cerca de 70% de importância.
Agora falando sobre as atividades físicas, hoje adquiri uma consciência e necessidade de malhar que já fazem parte da minha rotina. Vou confessar que não foi fácil… todos aqueles pesos e dores musculares me fizeram pensar em desistir. Mas olhar na balança no final da semana e ver que já tinha perdido mais 0,5 quilo, isso me motivava a querer voltar na academia no outro dia. Ninguém quer fazer um grande esforço desse e não ver resultados certo? Os meus começaram a aparecer após 20 dias de programa… quando vi 1 quilo a menos na balança nem acreditei. Para quem tinha ouvido que minha tendência era só engordar a partir dessa idade, perder 1, 2, 3… 6 quilos foi muito gratificante. 7% de gordura corporal então foi realmente surpreendente. E hoje o resultado está todo no saco de calças que tive que tirar do meu guarda roupa, perder 7 cm de quadril e 7 cm de coxa me fez pular do 40 para o 36!
Só tenho a agradecer a equipe do Personal S.A por ter me acompanhado arduamente durante esses 3 meses: Alisson, César e Matheus… vocês foram os melhores exemplos de profissionais dedicados, capazes, criativos ( para não me fazer desistir tiveram que ter muita criatividade) e amigos! Obrigada por ensinarem a importância do exercício na vida das pessoas e me ajudarem e obter os benefícios que tive com esse aprendizado. Obrigada a toda equipe Nado Livre pelo carinho. E obrigada em especial ao personal trainer e nutricionista que se tornou meu amigo, me fez acreditar todos os dias que eu era capaz e me proporcionou uma vida melhor pessoal e profissional. Se você está bem com seu corpo, já é meio caminho andado para o resto. Rodrigo Paiva, você me fez descobrir que essa história de vida saudável é possível sim com esforços que se tornam tão pequenos diante dos benefícios que você já nem acha tão difícil assim. Obrigada pelo desafio e pela oportunidade de quebrar paradigmas e entender que nessa “vibe” de Healthy Life, a estética é somente a consequência visível de quão bem você está consigo mesma, em todos os aspectos! Convido todos a se desafiarem como eu me desafiei!”
Letícia Franco
Conheça mais o projeto na página do Personal SA no facebook (clique AQUI) ou no instagram.com/personal_sa.
rodrigo@nadolivreacademia.com.br
Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro “As verdades que você precisa saber”, lançado em fevereiro deste ano.