Dicas Personal S.A
Descubras as vantagens e desvantagens de cada horário!
1. Depois de uma grande refeição (almoço, por exemplo):
Vantagem: como normalmente essa refeição tem salada e carne, esses dois alimentos diminuem o índice glicêmico do doce. Assim, a glicose sanguínea não sobre tanto e a chance do acúmulo de gordura é menor.
Desvantagem: nós engordamos bastante quando fazemos uma refeição muito calórica e ingerimos mais energia do que nosso corpo consegue processar. Assim, ao almoço que, normalmente, é uma refeição mais calórica, somam-se mais calorias quando ingerimos a sobremesa. Como consequência, acumulamos mais gordura. E, para quem quer emagrecer ou definir, isso não é nada bom…
Dica: para comer o doce após o almoço, diminua as quantidades de arroz, feijão, suco e outros acompanhantes, e evite alimentos muito calóricos (lasanha, farofa, frituras…). Assim, diminui o valor calórico da refeição evitando o acúmulo exagerado de gordura nessa hora.
1. Em um lanche no meio da manhã ou da tarde:
Vantagem: na maioria das vezes, lanches são refeições menores e menos calóricas. Então, se seu lanche for um doce, uma parte das calorias será usada para fornecer energia momentânea. E uma parte delas não será acumulada. Mas esse raciocínio funciona se seu lanche for só um tablete de chocolate, por exemplo. Se comer pão, fruta, iogurte mais o chocolate, a situação se inverte e fica parecida com o caso do almoço acima.
Outra vantagem é equilibrar as calorias do dia. Se comer o doce no almoço ou jantar, essas refeições passam a ser muito calóricas e os lanches muito pobres. Não vela a pena deixar isso tão diferente assim.
Desvantagem: o doce, quando consumido isoladamente, eleva muito a insulina pelo fato de o índice glicêmico ser alto. Com isso, a glicose sanguínea sobe rapidamente, e desce rapidamente. Com essa queda acentuada, os valores da glicemia podem ir mais baixo do que o normal e dar fome mais rapidamente. Em vez de matar a fome, 40 minutos após o consumo pode te dar mais fome! Mas, nem todas as pessoas são assim.
Dica: no lanche coma um chocolate pequeno bem devagar e um iogurte desnatado com um pouco de aveia ou linhaça. Eles ajudarão no quesito da insulina e da saciedade.
1. Após a atividade física:
Vantagem: quando praticamos atividade física, nosso corpo produz umas “substâncias” (transportadores GLUT) que têm a mesma função da insulina. Elas jogam a glicose para dentro da célula. Assim, ela sobe menos no sangue e engorda menos.
Além disso, após finalizarmos o treino, o metabolismo permanece alto por algumas horas. Assim, as calorias do doce não serão tão acumuladas assim. O corpo consegue processá-las mais eficientemente. Elas serão usadas para repor o que o organismo utilizou para praticar a atividade física.
Desvantagem: há uma pequena desvantagem em escolher essa hora para comer o doce. Se você comer muito doce, mesmo após o término do seu esforço físico, a insulina sobe e prejudica a queima de gordura, que nesse momento, está otimizada pelo seu treino.
Dica geral: se você não abre mão do doce, escolha uma das opções acima. Após o almoço se reduzir algum alimento, nos lanches com uma fonte de proteína e outra de fibra (Ex.: iogurte + linhaça) ou sem exageros após a atividade física.
E lembre-se, o mais importante de tudo é não exagerar… Se ama chocolate e não vai ficar sem, é melhor comer um pouquinho todo dia do que atacar a caixa de bombom de vez em quando. Cuide-se!
Conheça mais o projeto na página do Personal SA no facebook (clique AQUI) ou no instagram.com/personal_sa.
rodrigo@nadolivreacademia.com.br
Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro “As verdades que você precisa saber”, lançado em fevereiro deste ano.