Percebeu como o peso dela caiu mais nas primeiras semanas e depois subiu um pouquinho depois tornou a cair em velocidade mais lenta?
Já aconteceu com você de perder muito peso no começo e depois diminuir o ritmo a ponto de desistir?
E por que isso ocorre?
Três itens muito curiosos que vamos abordar nas linhas abaixo:
1: por que o ritmo de peso diminui com o passar do tempo?
2: o que houve para que o peso dela tenha subido um pouco?
3: por que as pessoas desistem se tinham um objetivo muito grande à frente?
1: Por que a perda de peso diminui com o passar das semanas?
Nas duas primeiras semanas perdemos mais peso por causa da desintoxicação do organismo. Ou seja, desinchamos e perdemos líquidos. Isso é o que acontece de segunda a quarta-feira após um fim de semana desregrado. Os compostos “tóxicos” vindos da ingestão de frituras, açucares, gorduras, corantes, calorias em excesso… são eliminados pelo corpo. Com isso, o organismo que mantinha mais líquidos que o normal para “diluir” esses compostos e evitar que eles fizessem tanto mal, começa a perdê-los. Ficamos mais leves!!! As vezes, até 1 kg a cada dois dias! É muito! Porém, não é que emagrecemos tudo isso. A balança acusa sim, mas o peso não é totalmente em gordura. Aliás, é praticamente impossível perder 2 kg de gordura na semana, embora a balança fale que sim e o nosso entusiasmo no começo da dieta diga o mesmo. Comer bem desintoxica naturalmente, mesmo que não siga uma dieta propriamente “detox”. Está explicado, então, porque nas primeiras semanas o peso cai tão rápido!
E a partir daí, o peso vem de gorduras e da musculatura basicamente. Os números da balança baixam com menos velocidade. E, se sua dieta for muito rigorosa com baixíssimos níveis de calorias e/ou carboidratos o metabolismo pode ficar mais lento, o que retarda ainda mais as diferenças significativas na balança.
No caso da Nívea, como ela fazia uma musculação mais “leve” em circuito, e agora passou a pegar mais pesado para que suas pernas não afinem, provavelmente, ela ganhará tecido muscular. E também estamos intensificando o treino aeróbico para melhorar seu condicionamento. Com isso, ela irá aumentar os estoques de glicogênio corporal e aumentar o volume plasmático. São dois itens que pesam. Ou seja, o peso cai mais devagar ainda. Não é que não estará emagrecendo. Porém, se confiarmos somente na balança, ela poderá se desmotivar…
Então, cuidado com regimes muito rigorosos e restritos. Realmente o metabolismo diminui por causa disso e a perda de peso pode ficar mais lenta. Aí o desânimo aparece…
Invista em melhorar seu condicionamento físico na atividade física e não procure imediatismos. É melhor demorar algumas semanas a mais para atingir seus objetivos para que eles sejam duradouros e que a saúde seja mantida!
2: Notou que o peso dela caiu 2 kg e depois subiu 0,4kg?
Isso aconteceu por ser uma semana com confraternizações e festas. Amigos ocultos, festa do trabalho, reuniões familiares. Foram 3 eventos em 5 dias. Mesmo com ela dizendo que se controlou, comeu 3 ou 4 salgadinhos em cada “festa”, ingeriu alguns doces e bebeu um pouco de bebida alcoólica. São três alimentos que nos “intoxicam”. O corpo retém um pouco de líquido para diluir essas toxinas e a balança acusa. Após as festas a balança voltou a cair.
Em nenhum momento a proibimos de ir à esses tipos de encontros ou não beber ou dar a recomendação de comer em casa para não comer na festa. Julgamos que isso não funciona em longo prazo. Apesar de queremos que tenha um ótimo resultado para “mostrar” para todos, preocupamos mais com o fato de fazer algo sustentável para que ela não volte a engordar.
3: O sonho de muita gente é emagrecer e ter um corpo definido! E por que muitos desistem?
São muitos os motivos, mas, talvez o mais forte esteja ligado à restrição de opções da alimentação ligados à dieta. A primeira semana vai hiper bem! Continuamos motivados! Com o passar dos dias e semanas essa motivação tende a diminuir… Às vezes encaramos um regime como a quaresma – “vou cortar doces e frituras da minha vida até o dia x”. É possível conseguir! Mas, é inviável manter essa motivação durante muito tempo.
Quando nos deparamos com uma festa, almoço ou outro evento social falamos com nossa cabeça – “é só hoje… amanhã eu volto para a dieta”. Algumas vezes volta sim. Mas, na maioria as saídas tornam-se mais frequentes e a dieta fica para trás.
Uma dica é, não faça “micro dietas” que começam toda segunda-feira. Elas enfraquecem suas tentativas… E também admita-se errar; sair da dieta. É impossível seguir a risca durante um longo período.
Conheça mais o Personal SA, acesse www.grupopersonalsa.com.br.
Caso tenha dúvidas envie para o email rodrigo@nadolivreacademia.com.br.
Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro “As verdades que você precisa saber”.