Resultado da reavaliação física com 1 mês de programa!
Dobras cutâneas (aquela que se faz com uma espécie de “alicate” e “belisca” nossa gordura)
Repare como diminuiu a gordura abdominal. Muito, não!?! Normalmente, o lugar onde temos mais tendência em ganhar, também temos mais tendência em perder. Só que existe um probleminha nisso: quando fazemos uma dieta muito rigorosa ou regimes de segunda até sexta-feira, a cada exagero acumulamos muita gordura local. No caso dela, no abdômen.
Por que ela falou que nunca perdeu gordura no abdômen? Conversando antes de iniciarmos o programa, ela disse que os regimes que fazia eram muito rigorosos. Remédios, shakes e dietas muito restritivas em que passava fome. Elas duravam pouco dias e eram quebradas com “jacadas” quando se comia e bebia sem controle. Nesse momento, o acúmulo de gordura, além de ser maior do que o normal, é todo para o abdômen (local onde ela tinha mais facilidade para acumular). O peso até caía pela diminuição da massa magra, mas a gordura continuava lá.
E agora, por que ela diminuiu tanto no abdômen? Simplesmente por causa do equilíbrio alimentar diário e semanal. Sem exageros mesmo aos fins de semana e festas. Sem cortes radicais. Ela não deixou de comer nada! Só equilibrou. Não cortamos glúten também. O corpo adora o equilíbrio! Você não imagina o tanto!
Sem exageros = sem acúmulo local de gordura!
Exercícios que melhoram a postura estão sendo usados na rotina de treino. Assim, a “barriga também diminui”. Alinhando ombro, coluna, quadril, o abdômen visualmente reduz.
A gordura local diminui sim! É como se estivéssemos secando um pátio com um rodo (puxador) pequeno. Demora, mas seca! O problema é que se chover (exagerarmos na alimentação), temos que começar tudo de novo. Aí parece um trabalho impossível e sem fim.
Circunferências (feita com fita métrica)
O objetivo era perder pouco na coxa. Conseguimos! Se olhar no valor da dobra cutânea, ela perdeu 4mm na coxa e só 1cm no perímetro. Ou seja, ela ganhou músculos nas coxas! Se isso não tivesse acontecido, a circunferência iria diminuir muito! No abdômen, por exemplo, formam menos 11mm e menos 8 cm.
O próximo objetivo é ganhar ainda mais nos membros inferiores! Quem sabe até conseguir engrossar!?! Hoje está notório como a coxa dela está mais “definida” e mais firme.
Outros resultados
O peso caiu somente 2 kg porque ela ganhou 1 kg de massa magra:
-3kg de gordura + 1kg de músculos = -2 kg na balança.
Você sabia que em um regime rigoroso e sem um trabalho de fortalecimento as pessoas costumam perder até 2 kg de massa magra para cada kg de gordura? Ou seja, a balança acusou 3kg. Na realidade foi só 1 kg do que interessava. A Nívea teria perdido, então, 9 kg. É claro que ela não teria perdido 3 kg de gordura se não estivesse malhando… Mas, quem a vê, pergunta se ela já perdeu 7 ou 8 kg!
Conheça mais o Personal SA, acesse www.grupopersonalsa.com.br.
Dúvidas ou sugestões envie para rodrigo@nadolivreacademia.com.br
Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro “As verdades que você precisa saber”.