As estatísticas mostram que manter o novo corpo e o peso após um regime é muito mais difícil do que emagrecer. Para perder peso, muitos têm motivação e disciplina que duram um certo período. Assim como o período da quaresma. “Não posso comer isso ou aquilo”. E depois? Como fica? O comportamento durante os dias e meses com motivação e disciplina tem que virar hábito e estilo de vida. Caso contrário, o ganho de peso é praticamente inevitável!
Com a Nívea, todas as alterações que fizemos na alimentação são precedidas da pergunta – “você consegue manter esse comportamento para o resto da sua vida?” – se sim, ótimo! Se não, precisamos encontrar outra alternativa. Nada está sendo feito para durar somente os 90 dias.
Considerando que tudo que aprendemos na vida, começamos errando para ir “acertando” e melhorando com o tempo, adotamos esse tipo de pensamento com a mudança da alimentação dela. Quando aprendemos a escrever, trocávamos as letras com mais frequência – o “e”com o “i”; o “o” com o “u” e com o “L”; para andar de bicicleta, começamos com as rodinhas laterais; para dirigir, quantas vezes deixamos o carro apagar? Na alimentação, acertar tudo de uma vez significa ter motivação e disciplina e seguir um cardápio. Mas, e quando essa motivação acabar? O que acontece com a maioria é voltar a fazer o que sempre fez. E se voltar a ter o antigo comportamento, vai voltar a ter o corpo que tinha antes da dieta.
No inicio do programa, a Nívea anotou tudo o que comia diariamente durante 10 dias e fizemos os comentários dando dicas para melhorar! Não passamos dieta alguma. Pode acreditar! O foco inicial foi equilibrar sua alimentação. Ou seja, comer aproximadamente o mesmo valor calórico entre as refeições e entre os dias. A maioria das pessoas come muito nas grandes refeições e pouco nos lanches. Muito no fim de semana e pouco no meio de semana. Isso não é legal para quem quer perder gordura localizada. Pode anotar: a primeira coisa a se fazer quando se quer diminuir gordura localizada ou definir é equilibrar a ingestão calórica diária e semanal!
Fizemos um exame de calorimetria indireta. Ele serve para verificar quantas calorias ela gasta em repouso e verificar se o metabolismo está lento ou rápido – resultado: o metabolismo dela está somente um pouco lento (8% mais “devagar” do que o normal). Encontramos um valor ideal de ingestão calórica de 228 kcal por refeição (a cada 3 horas, aproximadamente). Ou seja, se comer 6 vezes ao dia, são 1368 kcal por dia. Nota: o mais importante não são as 1368 kcal por dia, e sim as 228 kcal por refeição. Por exemplo, se ela comer menos em uma refeição, não pode passar o crédito para a próxima refeição. Assim como, se exagerou em uma, não é só descontar da próxima.
Errou? Bola para frente e volte a acertar na refeição seguinte. Nada de compensações. Se exagerou, não precisa passar fome depois e ficar comendo só frutas ou salada.
Pensamento Personal S.A.:
-Não procure fazer um regime 100%. Permita-se errar e sair um pouco da linha. Não se desespere por causa disso.
-Comece aos poucos e vá melhorando com o tempo; assim como praticamente tudo que aprendeu na sua vida. Acerte cada vez mais e erre cada vez menos com o tempo!
-Equilíbrio é melhor do que qualquer coisa quando se quer emagrecer. Com a Nívea, ainda não chegamos na “fase dos detalhes”: índice glicêmico, detox, suplementos, glúten, alimentos funcionais, etc… e, sinceramente, talvez nem precise!
Conheça mais o Personal SA, acesse www.grupopersonalsa.com.br.
Dúvidas ou sugestões envie para rodrigo@nadolivreacademia.com.br
Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro “As verdades que você precisa saber”.