Sonho de todo mundo: entrar em forma rápido! Quem dera se pudéssemos dormir com nosso corpo e acordar com o visual desejado…
Infelizmente sabemos que não é assim. Promessas mil. Mas, na prática, o buraco é mais embaixo.
O máximo de resultado que se pode ter com relação ao peso é indeterminado. É possível perder 5kg na semana. Já acompanhei de perto mais de 10kg no mês algumas vezes no consultório. Porém, há 3 grandes e graves problemas aí.
1- é impossível perder mais de 8kg de gordura em um mês para quem pesa menos de 120kg. Impossível então mais de 2kg de gordura na semana. Nem se fizer a dieta mais rigorosa do mundo (ficar sem comer 7 dias). Um ser humano queima por dia 220g de gordura por dia em média. Multiplicando 7 dias por semana = 1,5kg por semana. Quem perde mais que isso está fatalmente perdendo líquidos e músculos;
2- a saúde normalmente se torna frágil. Gripes, viroses e infecções são mais frequentes em quem reduz muito a alimentação. Além da falta de energia e fraqueza após alguns dias;
3- é muito mais fácil ganhar o peso novamente para quem perde rápido. Além disso, aumenta a flacidez e a gordura localizada. O metabolismo ainda por cima diminui…
Então, cuidado com promessas e ideias absurdas sobre dietas. Normalmente, não funciona para a vida toda… Além do estresse físico e psíquico causado por esta restrição.
Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro “As verdades que você precisa saber”, lançado em 2013.