Anos atrás, um amigo mais que vanguarda me apresentou essa banda, francesinha elegante, ficou tão cult, que quase virou clichê. Repleto de hits mais que felizes, a banda Phoenix me faz pensar que com uma vista boa, acesso à cultura, e uma dose cavalar de Paris, faz até o subúrbio ser, e muito, feliz.
Vencedora do Grammy Francês, a banda foi criada por Thomas Mars (vocalista), Deck D’Arcy (baixo), Christian Mazzalai (guitarra) e Laurent Brancowitz (guitarra) nas garagens da França, mais precisamente em Versailles na casa do vocalista. Era o final dos anos 90 e junto com eles surgiram bandas como Air e Daft Punk, que também amo e recomendo.
Cenário montado, boas companias para sustentar o estilão, lá se vai Phoenix ressurgindo das cinzas do subúrbio.
É em absoluto impossível não se render aos acordes de pura felicidade, quase uma poção do amor.
Rodeada de gente bacana e inteligente, ambiente propício para criar um som de boa qualidade com alta dose de vanguarda, se renovando a cada álbum e mantendo uma relação de pura identificação com os fãs da banda.
Não por menos, o vocalista Thomas Mars é casado com a bonita Sofia Coppola, diretora do filme Encontros e Desencontros (2003), que arrasou ganhando o Globo de Ouro como melhor musical ou comédia. Ela mesmo como melhor roteirista e o ator Bill Murray como melhor ator de musical ou comédia. O filme conta na trilha um hit da banda, Too Young.
Só para contar e matar a curiosidade, a Sofia contratou a música antes de ficar com ele. A bendita canção para Encontros e Desencontros já estava no set, e eles se conheceram nessa ocasião.
Meus amigos próximos sabem que sempre indiquei Phoenix, principalmente para festas onde pessoas querem dançar e domingos de sol.
No final do ano passado eles estiveram em Belo Horizonte, eu perdi o show, quase morri. Mas enfim, teve um bom motivo, eu era DJ do Bar da Literata no Templo 8 e conheci meu namorado naquele dia. Toquei bastante Phoenix no evento, e não é que a poção do amor funcionou? Arrasei!
Seguem os links das músicas que mais gosto, mas já adianto que a obra toda é um sucesso.
E para quem ainda não viu o filme, por favor, é um clássico moderno.
A primeira que ouvi:
A canção cupido de Sofia e Thomas:
Uma das prediletas dos últimos tempos:
http://www.youtube.com/watch?v=DtBiOjyevmw
Essa eu deliro:
E para fechar, o trailer do filme, só para dar água na boca:
http://www.youtube.com/watch?v=m8GEVcha5Co
Espero que gostem da banda, e que ela traga muitos momentos felizes.
Até o próximo café!
Sabrina Brasil